Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 30.03.2015

ATENCAO – 15h22m: Nas proximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas eletricas (raios) no Vale do Itajai. Fonte: Epagri/Ciram

ATENCAO – 13h43m: Nas proximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas eletricas (raios) no Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA 30/03/2015 – 08h00m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municipios de Timbó, Rodeio, Brusque, Itajai, Gaspar, Blumenau e Pomerode (Vale do Itajai), Florianopolis e Sao Jose (Grande Florianopolis), Camboriu e Balneario Camboriu (Litoral Norte). A precipitação acumulada registrada nas ultimas 72 horas nas estaçoes pluviometricas do Cemaden é elevada, e existe a atuação de áreas de instabilidade sobre as regiões. A previsão é de diminuicao e cessar das chuvas no decorrer do dia (ver aviso meteorológico)Fonte: Cenad/Cemaden

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

No decorrer da segunda-feira (30/03), cessa a chuva em SC, com o deslocamento da instabilidade para o oceano. Pela manhã ainda ocorre chuva fraca do Oeste ao Planalto, melhorando com aberturas de sol a partir da tarde. No Litoral e Vale do Itajaí, a previsão de melhora é mais para o final de tarde e noite.

O acumulado de chuva para hoje é pouco significativo e varia de 10 a 20 mm em média, porém permanece o ALERTA para deslizamentos em áreas vulneráveis no Litoral e Vale do Itajaí.

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Segunda-feira (30/03): Tempo instável com chuva mais persistente do Planalto ao Litoral e Vale do Itajaí, de intensidade moderada a forte por alguns momentos. A partir da tarde, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste.

ALERTA: para deslizamentos em áreas vulneráveis no Litoral e Vale do Itajaí. Previsão de acumulado médio de chuva de 10 a 20 mm no Estado.

Sistema meteorológico: Corrente de Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), vórtice ciclônico em médios níveis, ciclone em formação em superfície.

CARTA SINÓTICA – 30/03/2015 – Fonte: Defesa Civil SC.

carta 20150330

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte Epagri-Ciram

Terça-feira (31/03): Nevoeiros ao amanhecer. No decorrer do dia, sol com variação de nuvens. Tempo seco em todo o Estado.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: Sistema de alta pressão influenciando SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre quarta e sexta-feira, tempo firme devido a atuação de uma massa de ar seco.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos emitidos:

ATENCAO – 11h00m: Na proxima hora, chuva moderada a forte no Litoral Norte (Joinville e municipios adjacentes). Nas proximas 2 horas, linha instabilidade provoca chuva moderada a forte entre as regioes do Meio-Oeste, Alto Vale, Planalto Sul e Litoral Sul de SC.