AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 30.05.2017 Atualização

 nowcasting

 AVISO 31/05/2017 – 07h18min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 80 Km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 31/05/2017 – 07h04min: Nas próximas 2 horas, chuva persistente de intensidade moderada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

_____________________________________________________________

 ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS EM SC

ALERTA – 30/05/2017 08h00min – Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 72 horas, bem como a indicação da continuidade das chuvas para os próximos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado especialmente, no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Destaque para os municípios de Ituporanga, Palhoça, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Timbó, Pomerode, Balneário Camboriú, Vidal Ramos, Ponte Serrada, Xanxerê, Chapecó, Seara, Concórdia. Fonte: Cemaden. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC

Conforme AVISO METEOROLÓGICO emitido, são esperados volumes significativos de chuva entre esta terça (30) e quarta-feiras (31). Caso as previsões se confirmem, há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai e todas as bacias do Litoral Sul. 

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Tijucas e Rio Queimados. 

Cabe ressaltar que as chuvas podem vir com forte intensidade podendo ocorrer alagamentos e enxurradas nos rios menores em todas as Regiões do Estado. 

Acompanhe o monitoramento e as atualizações de boletins.

 _______________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 _______________________________________________________________________

AVISO

 AVISO METEOROLÓGICO E MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

Atualização: 30/05/2017 às 16h00min


PREVISÃO DE CHUVA FORTE COM RISCO DE INUNDAÇÕES – DESLIZAMENTOS DE TERRA – RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO EM SANTA CATARINA!

Nesta terça e quarta-feira (30 e 31/05), a passagem de um ciclone do Oeste para o Litoral de SC, provoca chuva persistente no Estado.

Na terça (30/05), o acumulado de chuva pode chegar a 60 mm a 80 mm especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC.

Na quarta (31/05), pode chegar a 80 mm e 100 mm em todas as regiões.

Na quinta-feira (01/06), a chuva persiste no Sul do Estado, com acumulado que pode chegar a 50 mm e 70 mm.

Entre a tarde de quarta (31/05) e manhã de sexta-feira (02/06), são esperadas rajadas de vento Sul que podem chegar a 50 a 70 km/h no Litoral de SC, devido à intensificação do ciclone próximo da costa catarinense.

Nos dias 31/05 a 02/06 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 2.0 a 2.5 m), influência da maré, ventos do quadrante sul, nos dias 01 e 02/06, e chuvas fortes e contínuas ocorridas no estado. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.

Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas dos rios estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias e complexos hidrológicos como: Rio Chapecó, Rio Jacutinga, Rio dos Queimados – Concórdia, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Araranguá, Rio Urussanga, Rio Tubarão, Rio Cubatão do Sul, Rio Biguaçú, Rio Tijucas, Rio Camboriú, Alto e Baixo Vale do Itajaí, Rio Itapocú e Rio Cubatão em Joinville.

Recomenda-se acompanhar monitoramento e atualizações de boletins.

Equipe: Epagri/Ciram
Laura Rodrigues / Erikson de Oliveira – Meteorologistas
Argeu Vanz – Oceanólogo
Guilherme Miranda – Hidrólogo

 _______________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

 _________________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Terça-feira (30/05) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

Tempo: céu encoberto com chuva em todas as regiões. Atenção para alto volume de chuva no Oeste (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: amena, sem grande variação.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no oeste de SC e jato subtropical no Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (31/05)  – AVISO PARA CHUVA INTENSA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentosAtenção para alto volume de chuva no Estado (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: amena, sem grande variação.

Vento: sudeste a noroeste, moderado com fortes rajadas.

Sistema: ciclone em deslocamento do Oeste para o Litoral de SC.

 

Quinta-feira (01/06) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: no Oeste, Meio-Oeste e Norte do Estado, chuva melhorando no decorrer do dia. No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, persiste a condição de chuva e com altos volumes (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: em declínio a partir da tarde, devido à chegada de uma massa de ar frio.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas do Planalto ao Litoral.

Mar: muito agitado com picos de onda de 3.0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Sexta-feira (02/06) – ATENÇÃO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO – ACOMPANHE ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: seco com sol e poucas nuvens em todas as regiões. No Litoral Sul, ainda ocorre chuva na madrugada.

Temperatura: baixa.

Vento: sudoeste a sul, moderado com fortes rajadas no Litoral.

Mar: muito agitado com picos de onda de 3.0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Sábado (03/06)

Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa na madrugada.

Vento: virando para nordeste durante o dia, fraco.

 

TENDÊNCIA de 04 a 13 de junho de 2017

Indicativo de chuva frequente no período, especialmente até o dia 09/06, com queda de temperatura (massa de ar frio) a partir do dia 10/06.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 30/05/2017 – 17h48min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC.(Epagri/Ciram)

 

ATENÇÃO 30/05/2017 – 19h00min: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto sul nas próximas duas horas (Epagri/Ciram)

 ATENÇÃO 30/05/2017 – 23h25min: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto sul e Litoral Sul nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 31/05/2017 – 02h35min: Pancadas de chuva no Meio Oeste, Planaltos Sul e Norte, e com descarga elétrica no Oeste, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 31/05/2017 – 04h47min: Encoberto com chuva em todas as regiões de SC, com descarga elétrica no Oeste, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

 

ATENÇÃO 30/05/2017 – 15h52min:  Nas próximas 3 horas, chuva persistente de intensidade fraca a moderada no Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 30/05/2017 – 12h55min: Nas próximas 3 horas, chuva persistente com descargas elétricas (raios) do Oeste ao Planalto de SC, especialmente nas áreas de divisa com o RS (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 30/05/2017 – 08h50min: Nas próximas 2 horas, permanece condição de chuva fraca a moderada entre o Meio Oeste e Planalto Norte, e em áreas do Planalto Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 30/05/2017 – 00h25min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste, próximo ao RS. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 29/05/2017 – 23h05min: Nas próximas 3 horas, chuva persistente de intensidade fraca a moderada no Litoral Norte de SC.  (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 29/05/2017 – 23h03min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste e Oeste de SC (nas proximidades de divisa com o RS). (Epagri/Ciram)