Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 31.12.2014 (3)

ATENÇÃO 31/12/2014 – 10h30: Nas próximas horas, persistem as condições de pancadas de chuva com risco de temporais isolados e descargas elétricas (raios) nas regiões Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Norte de SC.

AVISO: Quarta-feira com risco de temporais isolados com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento em toda a SC. Um sistema de baixa pressão no Oeste do Estado é responsável pela chuva mais persistente. Pontuais mais significativos de chuva no Oeste e Meio Oeste entre 50 e 70mm, podendo ocorrer pontuais maiores.

AVISO METEOROLÓGICO: Entre a sexta-feira (02) e o sábado (03/01), uma frente fria em deslocamento a partir da divisa com o Rio Grande do Sul, deve causar chuva forte em todas as regiões de SC, oferecendo risco para alagamentos, enxurradas e destelhamentos devido aos altos acumulados de chuva, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo de forma isolada. Os acumulados de chuva neste período variam entre 60 e 80mm do Oeste ao Litoral Sul, no Planalto Norte e Litoral Norte, e de 40 a 50mm nas demais regiões do Estado, podendo ocorrer pontuais maiores. Fonte: Epagri/Ciram – Acompanhe atualizações de boletins! 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (31/12): Variação de nuvens em SC, mais encoberto com chuva na maior parte do dia no Oeste e Meio Oeste. Aberturas de sol do Planalto ao Litoral. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva em todas as regiões de SC.

AVISO: Quarta-feira com risco de temporais isolados com descarga elétrica e rajadas de vento em toda a SC. Um sistema de baixa pressão no Oeste do Estado é responsável pela chuva mais persistente. Pontuais mais significativos de chuva no Oeste e Meio Oeste entre 50 e 70mm, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema meteorológico: fluxo de ventos em médios e baixos níveis transportam umidade da Amazônia até o Sul do Brasil, mantendo em SC calor e alta umidade do ar formando núcleos de instabilidade e, no Oeste do Estado a persistência de um sistema de baixa pressão.

31.12.2014 T Realcada

Imagem Satélite GOES-13 T Realçada 20141231_13:00 GMT

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (01/01): Tempo instável em SC, com variação de nuvens, aberturas de sol e forte calor no início da tarde principalmente no Litoral. Na tarde e início da noite pancadas isoladas de chuva em todas as regiões de SC.

ATENÇÃO: temporais isolados com descarga elétrica e rajadas de vento. Pontuais mais significativos de chuva no Oeste entre 50 e 60mm e no Meio Oeste entre 40 e 50mm.

Sistema meteorológico: fluxo de ventos em médios e baixos níveis transportam umidade da Amazônia até o Sul do Brasil, mantendo em SC calor e alta umidade do ar formando núcleos de instabilidade e, no Oeste do estado a persistência de um sistema de baixa pressão. Uma noiva frente fria avança pelo RS.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (02/01): , sol e calor na maior parte de SC, com mais nuvens e chuva no decorrer da manhã do Oeste e o Litoral Sul devido a uma fria que avança pelo RS. A frente fria avança por SC causando chuva em todas regiões principalmente entre o final da manhã e durante a tarde.

No sábado (03/01):, a nebulosidade persiste com chuva principalmente pela manhã em todo o Estado.

AVISO: risco de temporais com granizo isolado, descarga elétrica, rajadas de vento e acumulado de chuva neste período varia entre 60 e 80mm do Oeste ao Litoral Sul, no Planalto Norte e Litoral Norte, de 40 a 50mm nas demais regiões do Estado.

No domingo (04) e segunda-feira (05/01): tempo firme com sol e pouca chance de chuva em todas as regiões de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

ATENÇÃO 31/12/2014 – 07h21: Nas próximas 3 horas pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram