AVISO MARÍTIMO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.04.2017

nowcasting

SEM AVISO

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO MARÍTIMO I – EPAGRI/CIRAM

MAR GROSSO E CONDIÇÃO DE RESSACA NO LITORAL DE SC!

Nesta quarta-feira (12/04), vento forte persistente com rajadas de 60 a 70 km/h no Litoral de SC e mar grosso com picos de onda de 3,5 a 4,0 m.

Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de uma frente fria no Sul do Brasil.

AVISO MARÍTIMO II – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE ALAGAMENTO NO LITORAL CATARINENSE!

Há condições de alagamento para quarta-feira (12/04) e manhã de quinta-feira (13/04) nas praias e regiões mais baixas do Litoral de Santa Catarina. Esses fenômenos estão relacionados a previsão de altura de onda entre 2,5 a 3,0 m junto à costa, ventos do quadrante sul com rajadas de 60 a 70 km/h e maré astronômica de sizígia. Estes fatores associados podem resultar em alagamentos no Litoral Catarinense.

Recomenda-se atenção principalmente nos locais que comumente registram alagamentos, como a Rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Itajaí, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú entre outros.

Os horários mais prováveis para ocorrer os alagamentos devem coincidir com os picos de maré astronômica (tabela 1):

11.04.2017 Pico de Mare

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (12/04) – AVISO PARA MAR GROSSO – RESSACA – ALAGAMENTOS COSTEIROS

Tempo: predomínio de sol em todo o Estado com aumento da nebulosidade no final do dia no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Temperatura: máximas entre 23 e 25°C no Oeste e Litoral.

Vento: Sul no Litoral e sudeste nas demais regiões, moderado.

Mar: vento forte persistente com rajadas de 60 a 70 km/h no Litoral de SC deixa o mar grosso com picos de onda de 3,5 a 4,0 m na costa, e condição de ressaca. Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: alta pressão (massa de ar frio) com centro no Uruguai atua em SC.

Quinta-feira (13/04)

Tempo: o sol aparece em todas as regiões com maior presença de nuvens do Planalto ao Litoral. Condição de chuva fraca e isolada na madrugada e início do dia no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Temperatura: em elevação no oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no mar, litoral Sul do Brasil (massa de ar frio perdendo intensidade), favorecendo o transporte de umidade para o litoral sul de SC (circulação marítima).

——————————————————————————————————————-

Sexta-feira (14/04) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com aumento de nuvens durante o dia em todas as regiões. Pancadas de chuva isolada à tarde do Oeste ao Sul de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

Sábado (15/04) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde e noite, principalmente no Oeste do Estado.

Temperatura: mais elevada no Norte de SC.

Vento: nordeste virando para sul no final do dia, moderado com rajadas.

——————————————————————————————————————-

Domingo (16/04) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: chuva em todo o Estado, melhorando no decorrer do dia a partir do Oeste.

Temperatura: em declínio.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de abril de 2017

Condição de chuva especialmente no Oeste, entre os dias 18 e 20/04, e no Litoral Norte, entre os dias 21 e 24/04, devido à atuação de sistemas de baixa pressão nessas regiões.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta