BOLETIM DAS CHUVAS ÚLTIMAS HORAS

IMG-20150714-WA0034

Foto: SDC/SC.

Desde a semana passada, a Gerência de Monitoramento e Alerta – Gemal, da Defesa Civil de Santa Catarina tem mantido os avisos e alertas de chuva intensa para Santa Catarina, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Também foram repassadas as informações do risco de granizo e ventos fortes.

Conforme as áreas de instabilidades começaram ganhar força, a Defesa Civil divulgou a informação de risco de tornado, para o Oeste do Estado. A intenção da emissão dos avisos foi única e exclusivamente informar os cidadãos de Santa Catarina para que estivessem preparados para qualquer situação adversa.

Os coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina – SDC, disseminaram a informações entre os coordenadores municipais e gestores locais. Enquanto isso, a SDC mapeou possíveis auxílios com itens de assistência humanitária caso houvesse necessidade.

A chuva prevista para o fim de semana que passou, não chegou. No entanto, no início desta semana, o volume de chuva foi considerável no Oeste do Estado.

O volume de precipitação acumuladas nas últimas 06 horas foram:

Maravilha: 122 mm

Chapecó: 110 mm

Seara: 68 mm

São Miguel do Oeste: 86 mm

Xaxim: 126mm

Concórdia: 124 mm

Itá: 89 mm

Capinzal: 102 mm

Lindóia do Sul: 90 mm

São José do Cedro: 91 mm

Irani: 49 mm

Palmitos: 59 mm

Águas de Chapecó: 59 mm

Xanxerê: 45 mm

Para se ter uma ideia, 18 cidades foram afetadas por algum tipo de ocorrência.

1 ) Itá – Chuvas intensas – deslizamentos em estradas,

2) Caxambu do Sul – Granizo – aproximadamente 40 residências afetadas,

3) Galvão – Granizo – residências afetadas,

4) Joaçaba – vendaval – empresas e aproximadamente 40 residências afetadas,

5) Maravilha – Chuvas intensas – alagamentos no centro e mais 7 bairros,

6) Paraíso – Chuvas intensas – Pontos isolados de alagamentos,

7) Nova Itaberaba – Chuvas intensas – alagamentos em comunidades isoladas 10 residências afetadas,

8) Xaxim – Chuvas intensas – Aproximadamente 25 residências e 2 casas comerciais além de 7 bairros afetados,

9) Barra Bonita – Chuvas intensas – Alagamentos pontuais – Aproximadamente 5 residências atingidas,

10) São Miguel do Oeste – Chuvas intensas – Alagamentos pontuais,

11) Chapecó – Chuvas intensas – Alagamentos pontuais – abertura de abrigo. Residências e empresas afetadas,

12) São Domingos – chuvas intensas – Comunidades isoladas – Comunidades rurais afetadas,

13) Ponte Serrada – Chuvas intensas – Alagamentos pontuais – Centro afetado,

14) Xanxerê – Chuvas intensas – Alagamentos pontuais – dois bairros afetados,

15) Arvoredo – Chuvas intensas – Deslizamentos em encostas,

16) Coronel Freitas – Chuvas intensas – Alagamentos pontuais – 50 residências afetadas e casas comerciais atingidas,

17) Capão Alto – Chuvas intensas – Quedas de barreiras e encostas,

18) Campos Novos – Chuvas intensas – Alagamentos isolados.