Monitoramento Hidrometeorlógico DC/SC 30/10 22:35

Elaborado em: 30/10/2023 às 22:35

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ATUAIS

Na noite desta segunda-feira (30), as instabilidades que provocaram chuvas intensas mais cedo  já se encontram mais afastadas em direção ao norte do estado e ao Paraná.  No momento há registro de chuva fraca  que  em alguns momentos ocorre com maior intensidade nas áreas do Planalto e Litoral Norte, do Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis e nas proximidades. O vento sopra de direções variadas com rajadas moderadas no Planalto Sul. Nas próximas horas, a chuva segue ocorrendo de forma branda, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná, o risco é baixo para ocorrências associadas à chuva e segue alto para deslizamentos e inundações.

Figura 1:  Imagem da composição de radares, produto CAPPI (dBZ) às 22:20 horário local. 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS ATUAIS

Devido as chuvas ocorridas na tarde de hoje, o nível do rio Itajaí do Oeste apresentou elevação, atingindo níveis de emergência nos municípios de Rio do Sul, Laurentino e Rio do Oeste, assim como na região do Planalto Norte, onde os municípios de Rio Negrinho, Mafra e Três Barras, na divisa com o estado do Paraná.
Na noite de hoje em torno das 21h e 40 minutos a Barragem Oeste, em Taió atingiu os 23,30m (IBGE 262,30m) e iniciou seu vertimento. O vertimento iniciou com uma pequena lâmina d’água, e é importante destacar que o vertimento é uma operação controlada e acompanhada pela equipe técnica da DCSC.