Monitoramento Hidrometeorológico DC/SC 11/07 21:20

Elaborado em: 11/07/2023 às 21:25

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

CONDIÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS ATUAIS

A noite desta terça-feira (11), conta com tempo instável e ocorrência de temporais isolados com chuva intensa pelo estado, que se formam devido a influência do fluxo de umidade vindo da amazônia e de instabilidades em diversos níveis da atmosfera. No Grande Oeste as instabilidades já estão perdendo força e se deslocando em direção ao leste catarinense. No momento as chuvas se concentram entre o Meio-Oeste, planaltos e  Vale do Itajaí, onde nas próximas horas a chuva ocorre de maneira persistente. O risco é ALTO para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos) e moderado para temporais (ocasionados pela ocorrência de raios, granizo e das rajadas de ventos).

Os volumes de chuva ocorridos nesse início de semana, fizeram com que os níveis dos principais rios catarinenses apresentassem elevação, atingindo níveis de alerta em alguns municípios como Saudades e Maravilha, na região Oeste do estado. Na região do Vale do Itajaí, devido a elevação dos níveis, iniciou-se a operação das barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga), para contenção de cheias. Com isso, os níveis devem apresentar estabilidade ao longo das próximas horas na região. Ao longo das próximas horas, há tendência de estabilidade dos níveis dos rios no Grande Oeste, devido a diminuição das chuvas. Já nas regiões da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, os rios devem apresentar elevação, podendo atingir níveis de atenção para inundação, principalmente em rios menores.

Figura 1: Composição das imagens dos radares meteorológicos, produto CAPPI 2 km (dBz), de Santa Catarina às 21h10 (horário local)

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina