Monitoramento Meteorológico DC/SC 12/07 12:45

Elaborado em: 12/07/2023 às 12:45

Meteorologista: Nicolle Reis e Caio Guerra

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

 

A manhã de quarta-feira (13) foi marcada por tempo chuvoso na maior parte de Santa Catarina. No momento, a chuva diminuiu significativamente do Oeste as áreas ao norte, como mostra as imagens dos radares meteorológicos abaixo. Chove com intensidade fraca a moderada na divisa com o Rio Grande do Sul, no Planalto Sul, Litoral Sul e também na Grande Florianópolis. No período entre a tarde e noite, uma frente fria associada ao ciclone extratropical provoca temporais no Oeste de Santa Catarina, avançando aos poucos para as demais áreas, mas com menor intensidade. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais.

 

Figura: Imagem dos radares meteorológicos, no campo da refletividade, horário local.

 Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Os elevados volumes de chuva ao longo desse início de semana fizeram com que aumentassem os níveis nos principais rios catarinenses.

No Extremo-Oeste e Oeste, os rios ainda apresentam níveis de atenção, mas já apresentando recessão.  Assim como na região do Meio-Oeste, com exceção a bacia hidrográfica do Rio do Peixe, onde os rios se encontram com níveis de alerta, porém em estabilidade. Nessas regiões deve-se manter atenção para os municípios na divisa com o Rio Grande do Sul, devido ao aumento do nível do rio Uruguai.

Na região do Planalto Norte, verificou-se elevação do rio Timbó ao longo da madrugada desta quarta-feira (12), atingindo níveis de atenção. Neste momento os níveis se encontram em estabilidade nesta região. Já na região do Planalto Sul, destaca-se a bacia do Rio Canoas, apresentando elevação dos rios em nível de atenção.

Na região do Vale do Itajaí, os níveis ainda apresentam elevação no Alto Vale, atingindo níveis de alerta, ao longo desta manhã. No Médio e Baixo Vale, os principais pontos de monitoramento apresentam níveis em estabilidade.

Ao longo do dia, com o deslocamento das chuvas, devem ocorrer aumento nos níveis dos rios nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul, com destaque aos rios menores, atingindo níveis de atenção, podendo ocorrer inundações pontuais e enxurradas.