Monitoramento Meteorológico, Hidrológico e Geológico DC/SC 04/10 19:45

Elaborado em: 04/10/2023 às 19:50

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

Geólogo: Matheus Klein Flach

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ATUAIS

A tarde desta terça-feira (04) contou com a atuação de uma frente fria que ocasionou chuva intensa desde a madrugada pelo estado. No momento, as instabilidades atuam no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Paraná e nas áreas próximas. Os maiores acumulados nas últimas 6 horas foram registrados em Canoinhas (43,6mm), em Rio negrinho (40,8mm) e em Três Barras (39,4mm). O vento sopra de direções variadas com rajadas moderadas entre o Grande Oeste e a Grande Florianópolis. Nas próximas horas, a tendência é de que o tempo siga instável principalmente nas áreas ao norte do estado, perdendo intensidade ao longo do período, conforme o sistema se afasta de SC. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas.

 

Figura 1:  Composição das imagens dos radares meteorológicos, produto CAPPI 3km (dBz), de Santa Catarina às 19h30min (horário local).

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS ATUAIS

Os grandes volumes de chuva registrados causaram a ocorrência de alagamentos e enxurradas em diversos municípios catarinenses, e causaram elevação nos níveis dos rios nas bacias hidrográficas do Rios Itajaí, Negro, Itapocu e Jacutinga. 

Na manhã desta quarta-feira (04), as barragens de contenção de cheias foram operadas, tendo suas comportas fechadas. Na região do Vale do Itajaí os rios atingiram níveis de emergência, causando inundações em municípios como Rio do Sul e Taió. Os rios nesses municípios devem entrar em estabilidade ao longo das próximas horas, já pela influência da operação dos reservatórios e diminuição dos volumes de precipitação. Ainda no médio Vale, os níveis dos rios nos municípios de Brusque, Blumenau, Gaspar e Ilhota devem seguir em elevação nas próximas horas, já atingindo níveis de alerta para inundação. Nas Bacias dos Rios Negro e Itapocu, as estações de monitoramento nos municípios de Rio Negrinho, Jaraguá e Schroeder, ainda apresentam elevação em, e devem entrar em estabilidade ao longo das próximas horas nestes municípios. Neste momento a Barragem Sul em Ituporanga está com 20% do seu volume ocupado, e a Barragem Oeste em Taió 15,6%.

CONDIÇÕES GEOLÓGICAS ATUAIS

De acordo com chuvas observadas nas últimas 24 horas em todo o estado, os limiares para deslizamentos foram atingidos em diversos municípios nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, assim como no Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis. As condições atuais seguem em nível de Alerta, Atenção e Observação para os municípios das áreas citadas. Nas próximas horas é possível que novas cidades possam atingir os limites de Atenção e Alerta para movimentação de massa principalmente na região do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte devendo haver o monitoramento pontual de áreas de menor estabilidade. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas a deslizamentos.

 

 

Figura 2: Áreas com risco de deslizamentos em SC em 04/10/2023.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.