Nota meteorológica SDC/SC 29/03 – Feriadão de Páscoa terá predomínio de sol e calor em Santa Catarina

Elaborado em: 29 de março de 2024 – N° 030/2024

Meteorologistas: Nicolle Reis e Fernando Rafael

 

 

O feriado da Sexta-feira Santa (29) iniciou com tempo firme e predomínio de sol em Santa Catarina. No decorrer do dia, as temperaturas sobem rapidamente e, entre a tarde e a noite, o calor combinado à disponibilidade de umidade e a presença de perturbações atmosféricas, favorece a formação de temporais bastante isolados pelo estado, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (incluindo trechos do Grande Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul) e a Grande Florianópolis serrana com risco baixo para ocorrências meteorológicas associadas como alagamentos pontuais e danos à rede elétrica. 

No sábado (30) e no domingo de Páscoa (31) o sol e o calor predominam, com máximas de 30°C em praticamente todas as regiões e atingindo valores na casa dos 32 aos 34°C no Grande Oeste, parte do Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na tarde do sábado (30) há condições para pancadas de chuva bastante isoladas à tarde, sobretudo nas áreas de serra do leste do estado, mas sem risco para ocorrências meteorológicas associadas.

Já na segunda-feira (01) os temporais retornam por conta da influência de uma área de baixa pressão atmosférica, somada à disponibilidade de calor e umidade. As instabilidades avançam ao longo do dia pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se espalham para o restante do estado, trazendo risco moderado para ocorrências meteorológicas entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Nas demais regiões o risco é baixo.

 

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

 

 

#DEFESACIVILSOMOSTODOSNÓS