OBERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 26.04.2017

nowcasting

SEM AVISO

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E GEADA EM SC

Inicio: 21:00h de 26/04/2017

Fim: 07:00h de 30/04/2017

Regiões: ÁREAS ALTAS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, LITORAL SUL, ALTO VALE DO ITAJAÍ, OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E PLANALTO NORTE DE SC.

Previsão: Céu claro com geada, de forma mais ampla no Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

Temperatura: Baixa no período noturno e amanhecer, próxima e abaixo de 0°C.

Sistema: Predomínio de uma massa de ar frio e seco, de origem polar em SC.

Marilene de Lima e Gilsânia Cruz –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quinta-feira (27/04)

Tempo: Seco e ensolarado em todas as regiões. Pela manhã, nevoeiros em cidades do Oeste, Meio Oeste e Planalto.

Temperatura: Baixa no período noturno em todas as regiões. Nas áreas mais altas do Estado, a temperatura tem queda mais significativa, chegando a valores abaixo de 0ºC. À tarde, temperatura amena.

Vento: sudoeste a sul, fraco.

Mar: ondas de Sul de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Mais alto ao sul de Florianópolis e afastado da costa.

Sistema: massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão sobre Santa Catarina.

Sexta-feira a Domingo (28 a 30/04) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURAS BAIXAS – GEADA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: O tempo segue seco, com sol e pouca nebulosidade na maior parte do dia. No período da manhã, nevoeiros isolados.

Temperatura: Continua baixa nos períodos noturnos e ao amanhecer em todas as regiões. No Planalto e Meio Oeste a temperatura fica próxima ou abaixo de 0ºC, com condição para geada. As tardes seguem amenas devido à presença de sol e poucas nuvens.

Vento: sudoeste a nordeste, fraco.

Mar: sexta-feira (28) com ondas de Sul de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Mais alto pela manhã no sul de Florianópolis.

Sistema: Sistema de alta pressão persistente sobre Santa Catarina.

Segunda-feira (01/05)

Tempo: Aumento de nuvens e chuva fraca no litoral, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Nas demais regiões do Estado, o tempo segue seco, apenas com variação de nebulosidade.

Temperatura: Sobe, ficando amena em todas as regiões devido ao enfraquecimento da massa de ar mais frio.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 2 a 11 de maio de 2017

O início do período é de tempo seco na maior parte do Estado, com chuva apenas no litoral devido aos ventos marítimos. Indicativos de chuva às demais regiões nos dias 05, 06 e 07/05 devido a um sistema de baixa pressão e uma frente fria. Nos dias seguintes, tendência de tempo mais seco. A temperatura deve seguir amena em todo o período, sem indicativo de massas de ar frio intensas.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

—————————————————————————————————

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

MARÉ ALTA E RISCO DE ALAGAMENTOS NO LITORAL CATARINENSE!

Na quinta- feria (27/04) há risco de alagamentos devido a maré alta nas regiões mais baixas do Litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), vento do quadrante sul e ondas altas, devido a um ciclone extratropical no sul da América do Sul.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela anexa) e locais que comumente registram este fenômeno: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela anexa, Litoral on line e Maregrama no site do Ciram:    http://www.ciram.com.br/

25.04.2017 Pico de Maré

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.