OBSERVAÇÃO E PREVISÃO PARA SANTA CATARINA 29/01/2017

 

nowcasting

OBSERVAÇÃO 29/01/2017 – 23h50min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Litoral Norte de SC  nas próximas 2 horas.(Epagri/Ciram)

(Epagri/Ciram) 

——————————————————————————————————————-

 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

OBSERVAÇÃO

Domingo (29/01):

Tempo: nublado com chuva fraca por alguns momentos no Litoral de SC, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais áreas do Estado, sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação do Oeste ao Planalto e com menos elevação no Litoral, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Oeste e Meio Oeste e com variações de leste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o PR e SC. Núcleos de instabilidade e centro de baixa pressão no oceano, próximo ao litoral da Grande Florianópolis.

———————————————————

Segunda e terça-feira (30 e 31/01):

Tempo: presença de sol entre nuvens em SC, com chuva fraca pela manhã no Litoral e Vale do Itajaí. Durante a tarde a nebulosidade aumenta em todas as regiões, com pancadas isoladas de chuva, principalmente do Meio oeste ao Litoral.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, com variações de leste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão com centro sobre o Oceano, em frente ao RS e SC, mantendo fluxo de umidade do mar para o litoral de SC. Formação de núcleos de instabilidade a partir da tarde.

 

———————————————————

Quarta-feira (01/02):

Tempo: Nebulosidade variável em todas as regiões de SC, com chuva por alguns momentos em especial no Litoral.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

———————————————————

Quinta-feira (02/02):

Tempo: sol e calor em SC na maior parte do dia, com pancadas de chuva e risco de temporais isolados a partir da tarde na maioria das regiões.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

 

TENDÊNCIA de 03 a 12/02 de 2017 

Início do período com tempo instável e chuva frequente, principalmente entre a tarde e noite. De 07 a 11/02, chuva mais persistente e volumosa em todas as regiões, devido maior instabilidade em SC associada ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Durante o período temperaturas mais elevadas de 03 a 07/02 e amenas, ou com menos variação, nos dias seguintes devido à nebulosidade e à chuva no estado.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.  

Avisos anteriores:

ATENÇÃO 29/01/2017 – 19h55min – Persiste a condição de pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica do Meio Oeste ao Litoral, nas próximas 3 horas.

OBSERVAÇÃO – 29/01/2017 – 16h57min –  Nas próximas 3 horas, persiste a condição de pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica(raios) na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Meio Oeste. nas próximas 3 horas.(Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO – 29/01/2017 – 13h32min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica na Grande Florianópolis e Litoral Sul.(Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO – 29/01/2017 – 14h26min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Extremo Oeste, Planalto Sul e Litoral Norte.(Epagri/Ciram)

 

defesa civil Gerência de Monitoramento e Alerta

Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil