Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil 09/07/2016

OBSERVAÇÃO

Sábado (09/07) – OBSERVAÇÃO PARA DESCARGAS ELÉTRICAS

Tempo: predomínio de nebulosidade na maioria das regiões de SC, mas com aberturas de sol. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul condições de chuva no decorrer do dia, especialmente a partir da tarde. À noite há chance de chuva também na Grande Florianópolis.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado no RS e corrente de jato influenciando SC.

sat 20160709 1100

Domingo (10/07)

Tempo: predomínio de nuvens na maioria das regiões, com algumas aberturas de sol. Condições de chuva fraca na madrugada e manhã na Grande Florianópolis e a qualquer hora no Planalto Sul e Litoral Sul, onde o tempo permanece mais instável.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado no RS e corrente de jato influenciando SC.

Segunda-feira (11/07) – OBSERVAÇÃO PARA DESCARGAS ELÉTRICAS

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com condições de chuva e trovoadas especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, podendo se estender a Grande Florianópolis no período da noite.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Terça-feira (12/07) – ATENÇÃO PARA CHUVA E DESCARGAS ELÉTRICAS

Tempo: instável com céu encoberto e condições de chuva e trovoadas no decorrer o dia em todo o Estado, devido ao avanço de uma frente fria.

Temperatura: em pequena elevação, devido à cobertura de nebulosidade.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (13/07) – ATENÇÃO PARA CHUVA E DESCARGAS ELÉTRICAS

Tempo: instável com céu encoberto e condições de chuva e trovoadas em SC.

Temperatura: em pequena elevação, devido à cobertura de nebulosidade.

Vento: nordeste a noroeste, fraco.

TENDÊNCIA de 14 a 24 de julho de 2016

Nos dias 14 e 15/07 o tempo segue instável com chuva em SC, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar estabiliza o tempo e declina acentuadamente a temperatura, que volta a ficar negativa nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com condições de geada entre os dias 16 a 18/07.