Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 05.03.2015

ATENÇÃO – 19h31: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Vale do Itajaí e Grande Fpolis. Risco de temporal isolado. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO:

Nesta quinta-feira (05), ocorrem pancadas de verão em SC no período da tarde e noite, com pontuais de 40 a 50 mm especialmente no Oeste, Meio Oeste e Sul do Estado. 

Na sexta-feira (06), a instabilidade aumenta devido ao avanço de uma frente fria pelo Litoral Catarinense, que provoca pancadas de chuva em todas as regiões, com pontuais de 50 mm principalmente no Litoral e Vale do Itajaí, podendo ultrapassar este valor no Litoral Norte. 

Para sábado (07) e domingo (08), a previsão é tempo instável com chuva no Litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte, devido a influencia de um sistema de baixa pressão no oceano. Média diária de chuva entre 20 e 40 mm e pontuais de 50 a 70 mm. 

No período não se descarta o risco de alagamentos temporários. Acompanhe atualizações de boletins !

Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram 

Quinta-feira (05/03): Nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das regiões no decorrer do dia. Pela manhã há condições de chuva isolada do Oeste ao Sul do Estado, e entre a tarde e noite em todas as regiões em forma de pancadas.

AVISO: para tarde e noite, descargas elétricas (raios) e pontuais elevados de chuva de 40 a 50 mm especialmente nas regiões Oeste, Meio Oeste e Sul de SC.

Sistema meteorológico: núcleos de instabilidade devido à convecção causada pelo calor, umidade e um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) em superfície.

 carta 20150305

Carta sinótica – 05/03/2015 06h (GMT). Fonte: Defesa Civil SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (06/03): Tempo instável com condições de chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos. Pela manhã há chance de períodos de melhoria.

AVISO: descargas elétricas (raios) e temporais com pontuais elevados de chuva de 40 a 50 mm especialmente a partir da noite.

Sistema meteorológico: cavado em superfície associado ao deslocamento de uma frente fria.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (07) e no domingo (08/03), o tempo segue mais instável com chuva mais persistente no Litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte, devido a influencia de um sistema de baixa pressão que se forma no oceano. Nas demais regiões, nebulosidade variável com pancadas de chuva especialmente entre a tarde e noite.

AVISO: descargas elétricas (raios) associadas às pancadas de chuva. Média diária de chuva entre 20 e 40 mm e pontuais de 50 a 70 mm com risco de alagamentos no Litoral. Na segunda-feira ainda ocorre chuva de forma isolada especialmente entre a Serra e o Litoral. Acompanhe atualizações de boletins!

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

OBSERVAÇÃO – 13h40: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte e Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 16h20: Nas próximas 3 horas, chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Sul. Risco de temporal isolado. Fonte: Epagri/Ciram