OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 05.10.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Acompanhar atualizações de boletins!

TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – CHUVA INTENSA

Nesta quarta-feira (05/10) o tempo permanece instável, com chuva a partir da tarde do Oeste ao Planalto Sul e à noite nas demais regiões de SC. Há risco de temporal isolado no Oeste e Meio Oeste de SC.

Na quinta-feira (06/10) a chuva persiste na maior parte do dia no Vale do Itajaí, Planalto e Litoral, com intensidade moderada a forte por alguns momentos no Litoral, com previsão de acumulado de chuva de 70 a 100 mm, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Sul.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira (05/10) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: encoberto na maior parte de SC, com chuva fraca no Litoral Norte e Grande Florianópolis pela manhã. Aberturas de sol com pancadas de chuva, descargas elétricas (raios) e risco de temporais a partir da tarde, no Oeste e Meio Oeste. Do Planalto ao Litoral a condição de chuva é maior para o período noturno.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: nordeste, com variações de sudoeste no Oeste e Meio Oeste, e variações de leste nas demais regiões. A intensidade varia entre fraco e moderado com rajadas a partir da tarde.

Sistema: circulação marítima influencia a faixa leste de SC. Intensificação de áreas de baixa pressão e avanço de nova frente fria pela Argentina e oeste da Região Sul do Brasil.

—————————————————————————————————————————————–

Quinta-feira (06/10) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA E DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: encoberto em todas as regiões de SC, com chuva e descargas elétricas (raios) do Planalto ao Litoral, mais intensa no Litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. No Oeste e Meio Oeste o tempo melhora no decorrer da tarde e noite.

Temperatura: sem muita variação, baixa em relação aos dias anteriores.

Vento: sudeste e leste, fraco a moderado, com rajadas do Planalto ao Litoral.

Sistema: áreas de baixa pressão e avanço de uma frente fria pelo norte do RS e litoral de SC e PR.

Sexta-feira (07/10)

Tempo: variação de nuvens em todas as regiões de SC, com mais nebulosidade e chuva por alguns momentos no Litoral, principalmente no início e fim do dia.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: leste, passando a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.

Sábado (08/10)

Tempo: nebulosidade variável em SC, com pancadas isoladas de chuva do Planalto ao Litoral, entre a tarde e noite, devido à passagem rápida de uma frente fria pelo litoral de SC.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (09/10)

Tempo: Tempo firme em SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer e presença de sol e poucas nuvens na maior parte do dia.

Temperatura: baixa na madrugada, principalmente nas áreas próximas ao RS, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco. Há chance de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada.

TENDÊNCIA de 10 a 20 de outubro de 2016

No início do período, tempo mais seco e temperatura baixa na madrugada com possibilidade de geada isolada no Planalto Sul. Entre os dias 12 e 14, condição de chuva em todo o Estado, devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil. A partir do dia 15 tempo firme, com sol sem previsão de chuva, e temperatura amena em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta