OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 08.11.2015

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA  (Epagri/Ciram) 08/11/2015 – 17h00min: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

Mantem-se ATENÇÃO para o Risco de deslizamentos de terra, devido ao alto acumulado de chuva ocorridos nas ultimas semanas no Estado, e a previsão da persistência na condição de instabilidade para os próximos dias mantendo o solo encharcadoespecialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral de SC.

Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo. Fique atento as recomendações da Defesa Civil !

Recomendações da Defesa Civil:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC (Epagri-Ciram)

Chuva no Oeste e Norte de SC entre domingo (08) e segunda-feira (09/11)

Domingo (08/11):

Tempo: Céu com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Em alguns períodos, a chuva pode ser de maior intensidade com descarga elétrica, especialmente no Oeste e Norte do Estado.

Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Jato subtropical no Sul do Brasil. Alta pressão no mar favorecendo circulação marítima (transporte de umidade) no Litoral Norte. Transporte de umidade do norte do Brasil para o Oeste de SC.

Segunda-feira (09/11):

Tempo: No Oeste e Meio Oeste, sol com pancadas de chuva à tarde e noite.  Do Planalto ao Litoral, períodos de maior nebulosidade intercalados com períodos de sol. Entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, tempo mais fechado com chuva a qualquer momento do dia. Nas demais regiões, chuva isolada especialmente no período da tarde.

Temperatura: em elevação especialmente no Oeste do Estado.

Vento: fraco a moderado; de leste a nordeste no litoral, de nordeste a norte no interior do Estado.

Sistema: Jato subtropical menos intenso em SC. Alta pressão no mar mantém a circulação marítima (transporte de umidade) no Litoral Norte. Transporte de umidade do norte do Brasil para o Oeste de SC.

Terça-feira (10/11):

Tempo: No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, o sol aparece principalmente na manhã, com aumento de nuvens no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste (Litoral) a norte/noroeste (interior), moderado com rajadas mais intensas.

Quarta-feira (11/11):

TempoTempo instável com chuva e descargas elétricas (raios) em todas as regiões. Especial ATENÇÃO para o Oeste, onde a chuva pode ser de maior intensidade.

Temperatura: em declínio, devido à ocorrência de chuva.

Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas mais intensas no Sul do Estado.

Quinta-feira (12/11):

Tempo: No Oeste e Meio Oeste, sol com pancadas de chuva à tarde e noite.  Do Planalto ao Litoral, períodos de maior nebulosidade intercalados com períodos de sol. No Litoral, chuva isolada no início e final do dia.

Temperatura: estável.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Sul do Estado.

TENDÊNCIA de 13 a 23 de novembro de 2015

Entre os dias 14 e 15, a chuva concentra-se no norte de SC. E entre os dias 16 e 18, as chances de chuva são maiores para a região Oeste. Mesmo assim, este será um período menos chuvoso em todas as regiões do Estado, com totais de precipitação bem menores em relação aos elevados totais ocorridos no mês de outubro.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção
Gerência de Monitoramento e Alerta

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA  (Epagri/Ciram) 08/11/2015 – 12h20min:

Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste, nas próximas 3 horas. Maior intensidade da chuva e maior atividade elétrica nas áreas próximas à divisa com o Paraná (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA  (Epagri/Ciram)(08/11), Céu com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Em alguns períodos, a chuva pode ser de maior intensidade com descargas elétricas (raios), especialmente no Oeste e Norte do Estado.

OBSERVAÇÃO 08/11/2015 – 09h45m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste e Meio Oeste de SC, avançando para as regiões do Planalto e Alto Vale do Itajaí. Maior intensidade da chuva e da atividade elétrica nas áreas próximas à divisa com o Paraná. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 08/11/2015 – 07h45min: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste de SC, nas próximas 2 horas. No Oeste, áreas de divisa com o Paraná, condição favorável para temporais localizados na próxima hora. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 08/11/2015 – 05h55min: Chuva moderada a forte com descarga elétrica no Oeste, e chuva persistente com intensidade moderada na Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte nas próximas 2 horas. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 08/11/2015 – 02h45min: Chuva persistente por vezes com intensidade moderada no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões Chuva fraca e moderada por alguns momentos nas próximas 2 horas. (EPAGRI/CIRAM)