AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 09.10.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 09/10/2017 – 16h10min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 70 a 80 km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISOS METEOROLÓGICO 09/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

AVISO 1

CHUVA PERSISTENTE COM ACUMULADOS ELEVADOS NO OESTE DE SC !

Início: 09/10/2017 às 15:00h

Fim: 10/10/2017 às 09:00h

Região: OESTE DE SANTA CATARINA.

Previsão: Chuva persistente com total médio de 30 a 50 mm no período e pontuais de 60 a 80 mm especialmente nas áreas de divisa com a Argentina e Paraná.

Sistema: Baixa pressão no Paraguai.

AVISO 2

CHUVA PERSISTENTE COM ACUMULADOS ELEVADOS NO LITORAL SUL E PLANALTO SUL DE SC !

Início: 10/10/2017 às 15:00h

Fim: 12/10/2017 às 23:59h

Regiões: LITORAL SUL E PLANALTO SUL DE SANTA CATARINA.

Previsão: Chuva persistente, acumulando elevados totais, com pontuais que podem superar 100 mm no período, especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul.

Sistema: Elevados índices de umidade e cavado (área alongada de baixa pressão).

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues –  Meteorologistas Epagri/Ciram

____________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana de chuva frequente em SC !

Atenção para altos acumulados de chuva no Sul do Estado entre terça e quinta-feira (Ver Aviso Meteorológico).

Segunda-feira (09/10) – AVISO PARA ACUMULADOS ELEVADOS DE CHUVA – Acompanhar monitoramento!

Tempo: Encoberto com chuva no Oeste e Norte de SC, e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, chuva mais isolada com possíveis aberturas de sol.

Temperatura: amena com pouca variação durante o dia, devido à nebulosidade.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão favorecendo a chuva no Oeste e Norte de SC. Frente fria na altura do RS.

Terça-feira (10/10) – AVISO PARA ACUMULADOS ELEVADOS DE CHUVA – Acompanhar autalização de boletim!

Tempo: no Norte de SC, chuva em todo o período. No Oeste e Meio-Oeste, chuva, melhorando no decorrer da tarde. Nas demais regiões, a chuva começa no decorrer do dia.

Temperatura: amena com pouca variação durante o dia, devido à nebulosidade.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão). Frente fria na altura do RS.

Quarta-feira (11/10) – ATENÇÃO PARA ACHUMULADOS ELEVADOS DE CHUVA – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: instável com chuva em todo o Estado. Chuva mais persistente nas regiões de divisa com o RS e Grande Florianópolis. Chuva mais isolada, com períodos de aberturas de sol, no Oeste e Norte de SC, e Vale do Itajaí.

Temperatura: mais elevada no Oeste e Norte.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.

Quinta e sexta-feira (12 e 13/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva persistente no Estado. Chuva mais isolada com chance de aberturas de sol apenas para o Oeste e Planalto Norte.

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de outubro de 2017

De modo geral, a chuva segue frequente nesse período em SC, com a influência de sistemas frontais e áreas de baixa pressão no Sul do Brasil, e com elevados índices de umidade direcionados para essa região. Maiores chances de aberturas de sol no início do período, e maiores condições de chuva mais volumosa no final do período. Em relação à temperatura, tempo mais abafado entre 16 e 20/10, diminuindo a partir do dia 21, com o avanço de uma massa de ar mais frio, após a passagem de uma frente fria pelo Estado.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção