OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.10.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

TEMPORAIS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – GRANIZO ISOLADO

Nesta terça e quarta-feira (11 e 12/10) ocorre chuva em SC, especialmente do Oeste ao Planalto, e no período noturno no Litoral. No entanto, nesses dias, a previsão é de chuva mal distribuída com baixo acumulado.

Quinta-feira (13/10), chuva moderada a forte do Oeste ao Sul do Estado, se estendo para todas as regiões no decorrer do dia. Risco de temporal acompanhados de raios e granizo isolado, especialmente para as regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, onde o acumulado médio de chuva previsto é de 60 a 80 mm, podendo ocorrer pontuais maiores. Nas demais regiões, o acumulado médio é de 20 a 50 mm. Essa condição está associada ao deslocamento de uma frente fria por SC.

  

Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

—————————————————————————————————————————————–

 

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

  

Terça-feira (11/10) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com condições de chuva mal distribuída especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. No Litoral essa condição é mais para o período noturno. 

Temperatura: em pequena elevação durante o dia. 

Vento: nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas. 

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o Sul do Brasil. 

—————————————————————————————————————————————–

 

Quarta-feira (12/10) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: as nuvens seguem predominando no Estado, mas há chance de aberturas de sol pela manhã. Entre a tarde e noite retorna a condição de chuva com trovoadas, especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. No Litoral, a condição de chuva é mais para o período noturno. 

Temperatura: em elevação em todas as regiões. 

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas. 

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o Sul do Brasil. 

—————————————————————————————————————————————–

 

Quinta-feira (13/10) Quinta-feira (13/10) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS – GRANIZO – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – Acompanhar boletins! 

Tempo: o avanço de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões no decorrer do dia, moderada a forte especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Em especial nessas regiões há risco de temporal e granizo isolado, mais detalhes na Observação Meteorológica. Acompanhar boletins! 

Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva. 

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas. 

—————————————————————————————————————————————–

 

 Sexta-feira (14/10)  

Tempo: mais nuvens e condições de chuva no setor norte de SC, áreas de divisa com o Paraná. Nas demais regiões variação de nuvens com chance de aberturas de sol e chance de chuva isolada entre a tarde e noite. 

Temperatura: em elevação. 

Vento: sudoeste/sul, passando a nordeste, fraco a moderado. 

—————————————————————————————————————————————–

 

Sábado (15/10)

Tempo: persiste a condição de tempo mais instável em SC, com condições de chuva no decorrer do dia especialmente do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada no Litoral. 

Temperatura: temperatura mais elevada. 

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. 

—————————————————————————————————————————————–

 

TENDÊNCIA de 16 a 26 de outubro de 2016  

Boa parte do período segue com condições de chuva frequente em SC, por influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e formação de frentes frias no Sul do Brasil. A temperatura, de forma geral, se mantém mais amena devido a cobertura de nuvens e uma massa de ar mais frio e seco que chega ao Estado nos dias 20 e 21/10. Essa massa deve deixar o tempo mais firme nos dias seguintes.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil