OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.07.2016

ATENÇÃO 12/07/2016 – 23h29min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Próximos dias com nuvens e condições de chuva em SC

Fim de semana com temperatura negativa e geada em Santa Catarina !

Terça-feira (12/07) – OBSERVAÇÃO PARA DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: sol entre algumas nuvens em SC. Entre a tarde e noite condições de chuva e trovoada isolada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: elevada e em ligeiro declínio no final do dia.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Sistema: deslocamento de uma frente fria pelo oceano e um cavado (baixa pressão) entre o sul do Paraguai e RS.

 

Quarta-feira (13/07) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA

Tempo: Muitas nuvens em SC, com períodos de abertura de sol e chuva isolada a qualquer momento do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis presença de sol em boa parte do dia com mais nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (14/07)

Tempo: Muitas nuvens com períodos de abertura e chuva isolada a qualquer momento do dia, na maior parte de SC. No decorrer da tarde a condição de chuva diminui na Grande Florianópolis, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (15/07) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: encoberto com chuva, melhorando à noite do Oeste ao Litoral Sul. Aberturas de sol com pancadas de chuva a partir da tarde no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, devido à passagem de uma frente fria pelo litoral de SC. Há risco de chuva mais intensa com descarga elétrica do Oeste ao Planalto.

Temperatura: em pequena elevação devido à cobertura de nuvens e em declínio no final do dia, devido à chegada de nova massa de ar frio.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (16/07) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – DECLÍNIO DE TEMPERATURA (Acompanhar boletins!)

Tempo: Muitas nuvens no início da manhã com sol no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, céu encoberto com chuva moderada a forte por alguns momentos, melhorando no decorrer da tarde.

Temperatura: baixa com declínio mais acentuado à noite, período que deve ocorrer a mínima.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas na madrugada e manhã, especialmente.

No fim de semana (16 e 17/07) uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina. A temperatura mínima deve ser negativa nas áreas altas do Oeste ao Planalto com formação de geada ampla, nas madrugadas de domingo (17/07) a terça-feira (19/07). O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada.

 

TENDÊNCIA de 17 a 26 de julho de 2016

Na maior parte do período tempo firme em SC, com temperaturas mais baixas especialmente entre os dias 17 e 19/07, com características de ar polar e formação de geada em SC. Entre os dias 20 e 21 áreas de baixa pressão no PR favorecem pancadas isoladas de chuva no Meio Oeste e da Grande Florianópolis ao Norte. A partir do dia 22/07 as temperaturas ficam mais elevadas em todas as regiões de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil