ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.11.2016

 

ATENÇÃO 17/11/2016 – 23h30min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 17/11/2016 – 22h00min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento acima de 80km/h no Planalto Sul, e entre Laguna e a Grande Florianópolis.  (Epagri/Ciram) 

 ———————————————————————————————— 

ATENÇÃO

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 17/11/2016 (EPAGRI/CIRAM)

PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO (LITORAL) – MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

A passagem rápida de uma frente fria pelo Litoral de SC e a chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Sul do Brasil, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com raios. As rajadas de vento superam os 80 km/h no Litoral de SC e áreas próximas entre a noite desta quinta (17) e a madrugada e manhã de sexta-feira (18/11). Fonte: Epagri/Ciram

Os ventos fortes na área litorânea associados com a passagem do sistema frontal deverá gerar agitação marítima na costa catarinense nesta quinta-feira (17) com ondas de SE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, ondas altas de até 5 metros poderão ser observadas em oceano aberto. E na sexta-feira (18/11)  com ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, ondas altas de até 4,5 metros em oceano aberto, oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações. Há risco de ressaca no Litoral Catarinense nestes dias. Fonte: CHM/DHN – Marinha do Brasil.

  

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

  

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

————————————————————————————————

 

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quinta-feira (17/11) ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO (LITORAL) – MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: sol entre nuvens pela manhã em todas as regiões de SC. Entre a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas. No Oeste e Meio Oeste, a chuva é mais isolada em relação às demais regiões. 

Temperatura: em rápida elevação no final da manhã e em declínio no final do dia, com o avanço de uma massa de ar mais frio.

Vento: sul, fraco a moderado com rajadas, mais intenso e persistente no Litoral (acima de 60 km/h).

Mar: agitado com ondas de SE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, ondas altas de até 5 metros poderão ser observadas em oceano aberto, oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações. Segundo a Marinha do Brasil, há risco de ressaca no Litoral Catarinense.

Sistema: passagem rápida de uma frente fria e avanço de uma massa de ar frio e seco. 

 ————————————————————————————————

 

Sexta-feira (18/11) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA 

Tempo: mais nuvens na madrugada e ao amanhecer na maioria das regiões. No Litoral chove isoladamente no início e final do dia.

Temperatura: mais baixa na madrugada e amena durante o dia.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Mar: com ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, ondas altas de até 4,5 metros em oceano aberto, oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações. Segundo a Marinha do Brasil, há risco de ressaca no Litoral Catarinense.

Sistema: massa de ar frio e seco.

 ————————————————————————————————

 

Sábado e domingo (19 e 20/11)

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões de SC. No início do sábado, chuviscos na região de Joinville.

Temperatura: mais baixa na madrugada e amena durante o dia no sábado e elevada no domingo.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 ————————————————————————————————

 

Segunda-feira (21/11) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões de SC. No final do dia pancadas de chuva no Planalto Sul e  Litoral Sul.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado. 

 ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 22/11 a 02/12 de 2016 

Maior parte do período com sol e tempo firme em SC, com indicativo de chuva pouco significativa entre os dias 25 e 26/11, devido à passagem de uma frente fria por Santa Catarina. Temperatura em gradativa elevação.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

anteriores

 

ATENÇÃO – 17/11/2016 – 20h00min : Nas próximas 2 horas, risco de rajadas de vento de 50 a 70km/h no Oeste e Meio-Oeste. (Epagri/Ciram).  

 

ATENÇÃO – 17/11/2016 – 19h00min : Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram). 

ATENÇÃO 17/11/2016 – 18h30min : Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande FLorianópolis nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 17/11/2016 – 18h00min : Pancadas de chuva com raios na Grande Florianópolis nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 17/11/2016 – 17h10min : Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 17/11/2016 – 17h00min : Pancadas de chuva com raios no Litoral Sul nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 17/11/2016 – 16h50min : Pancadas de chuva com raios no Meio Oeste e Planalto Sul nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram). 

OBSERVAÇÃO 17/11/2016 – 14h55min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, começando pelas áreas mais próximas ao RS. (Epagri/Ciram)