OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.09.2016

OBSERVAÇÃO 14/09/2016 – 14h40min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Meio Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 14/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO E RISCO DE RESSACA NO LITORAL CATARINENSE !

Nesta quarta-feira (14/09) o vento perde força no litoral catarinense, porém continua forte e persistente no litoral do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina mantendo forte agitação marítima. No litoral de Santa Catarina o mar fica alterado com ondas altas e risco de ressaca nesta quarta-feira e principalmente na quinta-feira, os picos de onda chegam a 3,0 m próximo à costa e mais altos em áreas afastadas.

A Lua Cheia (16/09) já começa a amplificar a maré astronómica, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

A condição adversa de mar estará associada a um intenso ciclone extratropical no oceano na altura do litoral entre a Argentina e Uruguai.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

———————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira (14/09) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: seco e ensolarado em SC.

Temperatura: amena em relação ao dia anterior, mais baixa à noite.

Vento: oeste e sudoeste, fraco a moderado, com rajadas ainda especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

Mar: muito agitado na costa,  picos de onda de 2,0 m a 2,5 m. Risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

Sistema: avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Uruguai e Sul do Brasil.

—————————————————————————————-

Quinta e sexta-feira (15 e 16/09) – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: seco com predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas entre – 3°C e 5°C no Planalto e áreas altas do Oeste e Meio Oeste, com formação de geada fraca.

Vento: sudoeste a sudeste, passando nordeste na sexta-feira, fraco a moderado.

Mar: especialmente na quinta-feira, altura de onda aumenta com picos de onda de 3,0 m próximo à costa e mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca no litoral catarinense.

Sábado (17/09)

Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol e aumento de nuvens durante à tarde na maior parte de SC.

Temperatura: em elevação, mais alta do Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (18/09)

Tempo: aumento de nuvens em SC e condições de chuva no decorrer do dia nas regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, e a partir da tarde nas demais regiões. A chuva prevista é mal distribuída e com baixo acumulado.

Temperatura: mais elevada no norte do Estado, onde ocorrem maiores aberturas de sol.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 19 a 29 de setembro de 2016

Tempo estável, com sol e pouca nebulosidade em SC, na maior parte do período. A temperatura fica um pouco mais baixa nos dias 19 e 21/09, e se eleva depois disso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta