Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 14.12.2015

 

AVISO 15/12/2015 – 00h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica e rajadas de vento acima de 60km/h no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Planalto Norte e Alto Vale. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 14/12/2015 – 21h05m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva, raios, rajadas de vento acima de 60km/h no Oeste ,Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 14/12/2015 – 19h59m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva, raios, risco de granizo isolado e rajadas de vento acima de 60km/h no Oeste e Meio Oeste.  (Epagri/Ciram)

AVISO 14/12/2015 – 18h44m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento acima de 60 km/h no Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 14/12/2015 – 17h40m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento no Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 14/12/2015 – 15h40m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM) 

AVISO 14/12/2015 – 14h15m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento no Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 14/12/2015 – 13h45m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento no Extremo-Oeste, Oeste e Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO – 14/12/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Início de semana com risco de temporais em SC 

Nesta segunda-feira (14/12), ocorrem pancadas chuva e descarga elétrica (raios) já pela manhã no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões do Estado, a chuva ocorre durante a tarde e à noite.

Há condições de chuva forte e localizada num curto de espaço de tempo com volumes mais elevados, e podem ocorrer rajadas de vento (acima de 60 km/h) e queda de granizo, situação típica de temporais isolados.

Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios.

 

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Segunda-feira (14/12) – AVISO 

Tempo: No Oeste e Meio Oeste, pancadas isoladas de chuva no inicio do dia e a partir da tarde. Nas demais regiões catarinenses, a chuva ocorre somente da tarde para a noite.

Temperatura: Alta.

Vento: Noroeste e norte, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (15/12) – AVISO

Tempo: No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, o tempo segue mais fechado com chuva em forma de pancadas no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva a partir da tarde.

Temperatura: Alta.

Vento: Noroeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta e quinta-feira (16 e 17/12) – ATENÇÃO

Tempo: Sol com aumento de nuvens e durante a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva com descarga elétrica devido ao calor em todas as regiões do Estado. 

Temperatura: Alta à tarde, acima de 30ºC na maioria das regiões.

Vento: Sul a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de dezembro de 2015

Nesse período a chuva será mais frequente e a temperatura deve ficar alta em Santa Catarina pela predominância de uma massa de ar quente e úmido sobre o sul do Brasil. A precipitação ocorre principalmente à tarde e à noite, na forma de pancadas com descarga elétrica, devido ao calor. No Oeste devem ocorrer os volumes de chuva mais significativos. A temperatura fica alta e o predomínio do vento do norte e nordeste.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil