OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 16.09.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 15/09/2016 16h30min – EPAGRI/CIRAM

RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA !

Na tarde desta quinta-feira (15/09), o vento do quadrante sul a sudeste com intensidade de 30 a 40 km/h, as ondas altas de 2,5 a 3,0 m e o pico máximo da maré astronômica (amplificada pela Lua Cheia), que ocorreu por volta das 14h, resultou em ressaca e alagamentos em boa parte do Litoral de SC.

Essa condição se estende até a madrugada de sexta-feira (16/09), e por volta das 02h da manhã ocorrerá outro pico de maré, com risco de novos alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

No decorrer da sexta-feira, a chance de ressaca e alagamentos diminui gradativamente devido a virada do vento para nordeste e diminuição da altura de onda.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

———————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (16/09)

Tempo: seco com presença de sol e mais nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco e corrente de jato influenciando SC.

Sábado (17/09)

Tempo: sol com aumento de nuvens mais no fim do dia.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio se afasta para o oceano.

Domingo (18/09)

Tempo: nevoeiros ao amanhecer com sol e aumento de nuvens em SC, com condições de chuva isolada a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e nas demais regiões entre a tarde e noite, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria.

Temperatura: em elevação, mais alta no Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste/noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (19/09)

Tempo: Mais nuvens e chuva isolada no Litoral Norte, na madrugada. No decorrer do dia, o sol volta a predominar em todo o Estado.

Temperatura: amena em relação ao dia anterior.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (20/09)

Tempo: seco com sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer especialmente na serra, onde há chance de geada fraca. Durante o dia, temperatura em elevação em todo o Estado.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 21 de setembro a 01 de outubro de 2016

Início da primavera no Hemisfério Sul: 22/09 às 11h21min

Os primeiros dias da estação devem ser marcados por tempo estável com sol, pouca nebulosidade e temperatura em elevação em SC. Há indicativos de chuva apenas para a última semana de setembro.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta