ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.02.2016

 

OBSERVAÇÃO 18/02/2016 -14h56m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 18/02/2016 -13h20m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

  

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Pancadas de chuva à tarde em SC

Quinta-feira (18/02) – ATENÇÃO 

Tempo: Pela manhã, predomínio de sol na maior parte do Estado, com chuva fraca no Litoral Norte e pancadas isoladas de chuva no Oeste. À tarde, pancadas de chuva e trovoada isolada em todas as regiões, devido ao calor. 

Temperatura: alta, com máximas chegando a 35 °C no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste de SC. 

Vento: nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado. 

Sistema: cavado em superfície. Núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor e ao avanço de uma frente fria pelo oceano em frente ao litoral do RS. 

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

 

18.02.2016 Realcada

 Imagem Satélite GOES- 13 Realçada 18.02.2016 – 08h30m

 

 Sexta-feira (19/02) 

Tempo: O ar seco predomina no sul do Brasil, mantendo o tempo firme com presença de sol em SC. Chuva à noite no Litoral Norte, devido aos ventos marítimos. 

Temperatura: segue alta. 

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

  

Sábado (20/02) – OBSERVAÇÃO 

Tempo: Sol com poucas nuvens pela manhã em todas as regiões de SC. A partir da tarde ocorrem pancadas de chuva nas regiões Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, o tempo permanece mais seco. 

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado. 

Vento: nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

  

Domingo (21/02) 

Tempo: Presença de sol na maior parte do dia, com aumento de nebulosidade durante a tarde, em todas as regiões de SC. 

Temperatura: alta em todas as regiões. 

Vento: nordeste, fraco a moderado. 

 

Segunda-feira (22/02) 

Tempo: Sol com variação de nuvens em todas as regiões catarinenses. No Litoral Norte, maior cobertura de nuvens e chuva fraca no período noturno devido aos ventos úmidos do mar. 

Temperatura: Segue alta à tarde. 

Vento: nordeste, fraco a moderado. 

 

TENDÊNCIA de 22 de fevereiro a 03 de março de 2016 

A maior parte deste período deve ser de sol e calor em Santa Catarina, permanecendo as condições favoráveis à ocorrência de pancadas isoladas de chuva no período da tarde, típicas de verão. Nos dias 28 e 29 há indicativo de chuva mais persistente.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES

 OBSERVAÇÃO – 18/02/2016 11h:05 – Nas próximas 2 horas, risco de chuva com raios no Extremo Oeste de SC. Fonte: Epagri-Ciram 

AVISO 18/02/2016 – 09h01m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte , descargas elétricas (raios) e risco de Granizo isolado nas proximidades de São Miguel do Oeste. (Epagri/Ciram)