OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 18/05/2017

ALERTA

SDC 19/05 06:25 – ALERTA RISCO DE DESLIZAMENTO para JARAGUÁ DO SUL, POMERODE, BENEDITO NOVO, JOINVILLE e GARUVA. Fonte: CEMADEN. Esteja atento. Caso observe qualquer movimentação de terra deixe o local e ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 19/05/2017 – 05h27min – Permanece a condição de chuva fraca a moderada em todas as regiões de SC nas próximas 2 horas.

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Publicado em 18/05/2017 às 10h00min.

Inicio: 8:00h de 18/05/2017

Fim: 12:00h de 19/05/2017

Regiões: todas, começando na manhã desta quinta-feira no Oeste e Meio Oeste, e no Planalto Sul e Litoral Sul à noite. No restante do Estado, risco de chuva mais forte na madrugada e início da manhã da sexta-feira (19).

Previsão: chuva de intensidade moderada a forte com risco de temporais. Caso as previões se confirmem, há risco de alagamentos, enxurradas e vendavais.

Sistema: Cavado (área de convergência de ventos) e corrente de jato em altos níveis influenciando o Estado.

Erikson de Oliveira –  Meteorologista

______________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

______________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quinta-feira (18/05) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA – RAJADAS DE VENTO) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: Encoberto com chuva e trovoada no Oeste e Meio-Oeste desde a madrugada, estendendo-se para as demais regiões entre a tarde e noite. No Litoral (entre Laguna e Litoral Norte) e Vale do Itajaí, chuva fraca também no período da manhã. Chuva mais persistente e com maiores totais no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: amena, devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste, com variações de leste no litoral, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de baixa pressão no Paraguai. Jato subtropical (ventos fortes em altos níveis) em SC e PR. Circulação marítima (transporte de umidade do mar para a costa) no Litoral de SC.

Sexta-feira (19/05) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: Encoberto com chuva e trovoada em todas as regiões. Chuva mais persistente e com maiores totais no norte de SC.

Temperatura: amena, devido à chuva.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em formação entre o RS e SC.

Sábado (20/05) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Encoberto com chuva e trovoada do Planalto ao Litoral, por influência da frente fria entre RS e SC. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva com trovoada à tarde. Os totais de chuva diminuem em relação aos dias anteriores.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no final do dia, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (21/05)

Tempo: Encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia do Planalto ao Litoral, devido ao afastamento da frente fria de SC. No Oeste e Meio-Oeste, encoberto com aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: em declínio à noite.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (22/05)

Tempo: sol com algumas nuvens, devido ao predomínio de sistema de alta pressão.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 23 a 01 de junho de 2017

Dias de sol entre 23 e 24/05. Nova frente fria provoca chuva significativa em SC entre os dias 25 e 27/05. Nos dias seguintes, de 28 a 30/05, permanece a condição de chuva no norte do Estado. Declínio mais acentuado de temperatura no início de junho.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil