OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.09.2016

OBSERVAÇÃO 18/09/2016 – 20h19min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC.(Epagri/Ciram)

————————————————————————————————————————–

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo (18/09)

Tempo: instável com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste e sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: áreas de instabilidade e formação e deslocamento de uma nova frente fria por SC.

Segunda-feira (19/09)

Tempo: muitas nuvens em todas as regiões de SC, com chuva pela manhã no Meio oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, sobretudo nas áreas próximas ao PR. No final do dia chuva fraca no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Temperatura: em elevação e declínio acentuado à noite.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado.

Sistema: afastamento da frente fria para o litoral do PR e avanço de massa de ar seco.

Terça-feira (20/09)

Tempo: firme em SC, com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol na maior parte do dia.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com chance de geada isolada no Planalto Sul. No decorrer da tarde temperatura em elevação gradativa, ficando amena em relação ao dia anterior.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (21/09)

Tempo: sol com mais nuvens durante a tarde em todas as regiões de SC. Pequena chance de chuva à noite na faixa litorânea, devido à circulação marítima.

Temperatura: em elevação e baixa na madrugada e amanhecer, com chance de geada isolada no Planalto Sul.

Vento: sudeste com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (22/09)

Início da primavera no Hemisfério Sul: 22/09 às 11h21min

Tempo: chuva fraca no início do dia no Litoral Norte. No decorrer do dia o sol predomina em todas as regiões de SC.

Temperatura: agradável, com máximas entre 22°C e 24°C durante a tarde. Na madrugada ainda pode ocorrergeada isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste/leste nas de mais regiões, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 23 de setembro a 03 de outubro de 2016

Entre os dias 23 e 24/09 sol com poucas nuvens e temperatura em elevação em SC. Entre os dias 25 a 27/09 áreas de baixa pressão se intensificam no PR estendendo-se a SC deixando o tempo instável com chuva do Meio Oeste ao Litoral. O tempo volta a ficar firme sem chuva entre os dias 30/09 a 03/10. As temperaturas ficam agradáveis, sem previsão de frio intenso no período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil