OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.07.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO E GEADA!

Inicio: 19/07/2017 às 13:00:00h

Fim: 20/07/2017 às 10:00h

Regiões: PLANALTO SUL, ÁREAS ALTAS DO OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE E ALTO VALE DO ITAJAÍ.

Previsão: Temperatura baixa entre 0°C e 4°C, negativa (-3°C a -6°C) no Meio Oeste, Planalto Norte e sobretudo no Planalto Sul de SC.

Publicação19/07/2017 ás 09h30min – Acompanhar atualizações de boletins!

Marilene de Lima –  Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Temperatura sobe gradativamente e tempo segue seco em SC

Quinta-feira (20/07)

Tempo: Nevoeiros e nebulosidade baixa no norte do Estado pela manhã, diminuindo no decorrer da tarde. Sem indicativos de chuva.

Temperatura: Baixa pela manhã em todas as regiões, sofrendo maior elevação que nos dias anteriores no período da tarde, chegando a 20ºC no Litoral.

Vento: nordeste, fraco.

Sistema: Sistema de alta pressão e massa de ar frio e seco.

Sexta-feira (21/07) – OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA – NEVOEIRO

Tempo: Condição para nevoeiro pela manhã no Planalto Norte, Meio Oeste e Vale do Itajaí. No Planalto Sul, condição para geada. Em todo o Estado o tempo permanece seco com sol e poucas nuvens.

Temperatura: Ainda baixa pela manhã, próxima a 0ºC no Planalto Sul e amena à tarde, chegando a 22ºC no Litoral e Extremo Oeste.

Vento: Noroeste a sul, fraco.

Sistema: Sistema de alta pressão enfraquecendo sobre a região e frente fria avançando pelo oceano à noite.

Sábado e Domingo (22 e 23/07)

Tempo: Segue a condição de nevoeiro pela manhã, com sol e pouca nebulosidade no período da tarde.

Temperatura: Temperatura ainda baixa pela manhã no Planalto Sul e Meio Oeste, ficando amena à tarde em todas as regiões devido ao enfraquecimento da massa de ar frio, chegando a 27ºC no Extremo Oeste.

Vento: Nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (24/07)

Tempo: Tempo seco, com sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado.

Temperatura: Amena em todas as regiões devido à influência de uma massa de ar mais quente sobre o Estado e à presença do sol.

Vento: Nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 25 de julho a 03 de agosto de 2017

Os indicativos são de tempo seco e temperatura amena predominando no período, devido à influência de um sistema de alta pressão sobre o sul do Brasil. Apenas no dia 02, indicativo de chuva devido a uma frente fria que avança pelo Estado, com posterior queda na temperatura.

Erikson de Oliveira – Meteorologista Epagri/Ciram

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta