OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 21/09/2016 – ALAGAMENTOS COSTEIROS

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA E OCEANOGRÁFICA 21/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

Ondas mais altas com risco de alagamentos no Litoral de SC

Nesta quarta-feira (21/09) as condições para navegação de pequenas e médias embarcações, e atividades de pesca ficam desfavoráveis no Litoral de SC, devido ao vento do quadrante sul e ondas mais altas com picos de 2,5 a 3,0 m.

Essa condição aliada à maré astronômica (amplificada pela lua cheia) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Recomenda-se especial atenção para os horários de pico de maré demonstrados na tabela anexa abaixo.

No decorrer da quinta-feira (22/09), a chance de alagamentos diminui devido ao vento nordeste e diminuição da altura de onda.

21.09.2016 Previsão de Maré

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos costeiros: atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações/alagamentos costeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

—————————————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Início da primavera no Hemisfério Sul, dia 22/09 às 11h21min

Quarta-feira (21/09)  – OBSERVAÇÃO PARA MAR AGITADO – RISCO DE ALAGAMENTOS COSTEIROS

Tempo: presença de sol e poucas nuvens no Oeste, Meio Oeste e Sul de SC. No Litoral e norte do Estado, sol com muitas nuvens e chance de chuva fraca no período noturno.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Mar: agitado com ondas mais altas com picos de 2,5 a 3,0 metros. (ver observação meteorológica e oceanográfica).

Sistema: massa de ar frio e seco se afasta para o oceano, favorecendo a entrada de umidade em parte de SC.

Quinta-feira (22/09)

Tempo: persistem os nevoeiros nas primeiras horas da manhã, o sol especialmente nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e a presença de mais nuvens com chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado, especialmente na madrugada, início do dia e período noturno.

Temperatura: em elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no decorrer do dia.

Sistema: massa de ar frio e seco no oceano, favorecendo a entrada de umidade em parte de SC.

Sexta-feira (23/09)

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, devido à aproximação de uma frente fria do litoral de SC.

Temperatura: elevada, próxima de 28°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (24/09)

Tempo: predomínio de nuvens com algumas aberturas de sol em SC. Especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Litoral de SC.

Temperatura: em declínio devido à chegada de uma nova massa de ar frio.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas.

Domingo (25/09)

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens em SC e chance de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do Estado.

Temperatura: mais baixa.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 26 de setembro a 06 de outubro de 2016

No início do período, uma massa de ar frio deixa a temperatura mais baixa em SC, com condições de geada nas áreas mais altas do Meio Oeste e Serra. Na maior parte dos dias, tempo seco em SC. Volta a chover no início de outubro, com a passagem de outra frente fria.

—————————————————————————————————————————————–

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta