OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 22.07.2016

OBSERVAÇÃO 1

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol e temperatura em gradativa elevação no final de semana em SC

Sexta-feira (22/07)

Tempo: sol e umidade relativa do ar baixa em todas as regiões. No final do dia, mais nuvens do Planalto ao Litoral.

Temperatura: em elevação, mesmo assim não passa de 20°C na maior parte do Estado.

Vento: nordeste, com variações de sudoeste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco polar no Sul do Brasil, deslocando-se para leste.

Sábado (23/07) – OBSERVAÇÃ0 PARA GEADA ISOLADA – NEVOEIROS

Tempo: tempo firme com formação de nevoeiros na madrugada e amanhecer, na maior parte de SC. Predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do dia. Umidade relativa do ar baixa.

Temperatura: baixa ao amanhecer com formação de geada isolada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Temperatura em elevação no decorrer do dia, com máximas próximas de 20°C em boa parte do Estado, podendo superar esse valor no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste, com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, e com variações de norte do Planalto ao Litoral fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco com centro sobre o oceano, a leste da região Sul do Brasil.

Domingo e segunda-feira (24 e 25/07) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA ISOLADA – NEVOEIROS

Tempo: sol entre nuvens em SC, com nevoeiros na madrugada e inicio da manhã.

Temperatura: baixa no amanhecer, com formação de geada isolada no Planalto Sul, e em elevação no decorrer do dia.

Vento: noroeste, com variações de sul e sudeste devido à passagem de uma frente fria fraca pelo litoral do RS e SC, fraco a moderado com rajadas no domingo.

Terça-feira (26/07) – OBSERVAÇÃO PARA DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com descarga elétrica do Oeste ao Litoral Sul, devido a áreas de baixa pressão e formação de uma nova frente fria no RS.

Temperatura: em elevação no decorrer do dia.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

TENDÊNCIA de 27 de julho a 06 de agosto de 2016

No dia 27/07 a passagem de uma frente fria por SC mantém a condição de mais nebulosidade e chuva pela manhã. No decorrer da tarde de 27/07 o ar seco retorna ao estado, persistindo no início de agosto. Temperatura baixa nos dias 28, 29 e 30/07, com gradativo aumento nos dias seguintes.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta