Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 23.02.2016

 

ATENÇÃO 25/02/2016 – 19h01m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Norte. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 25/02/2016 – 17h35min: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Litoral Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO 25/02/2016 – 16h30m: Risco moderado de deslizamentos de terra no município de Camboriú (Litoral Norte). CENAD

 

aviso

Frente fria provocará chuva forte no fim de semana ! 

 Uma frente fria avançará por Santa Catarina no decorrer do sábado (27) e no domingo (28/02) provocando chuva em todas as regiões catarinenses. A chuva pode ser forte por alguns momentos e persistente. Com isto, o volume de chuva pode ser alto, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado pode chegar a 100 mm no domingo (28). 

Além da chuva, a frente fria traz também o risco de rajadas de ventos fortes e granizo, principalmente no sábado (27), à medida que a frente fria inicia sua passagem pelo Estado. 

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sol entre nuvens e pancadas de chuva

Nova frente fria chega ao Estado no sábado.

Quinta-feira (25/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol entre nuvens no início do dia. A partir da tarde, pancadas de chuva atingem todas as regiões catarinenses. As pancadas vêm acompanhadas de descargas elétricas (raios).

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: Noroeste a sudoeste, fraco.

Sistema: Canal de umidade desde a região amazônica ao sul do Brasil.

25.02.2016 Colorida 

Imagem Satélite GOES-13 Colorida 25.02.2016 – 08hs 

Sexta-feira (26/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: No início do dia apenas variação de nuvens com chance de chuva fraca no Litoral Norte. À tarde as pancadas de chuva retornam ao Estado. Risco de descargas elétricas (raios).

Temperatura: alta em todas as regiões.

Vento: nordeste com fraca intensidade.

Sistema: Canal de umidade desde a região amazônica ao sul do Brasil.

 

Sábado (27/02) – AVISO

Tempo: A chegada de uma frente fria em SC ocasiona aumento de nebulosidade. As condições são bem favoráveis para pancadas de chuva e trovoada  a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste e entre a tarde e noite em todas as regiões.

Temperatura: amena no Oeste devido à nebulosidade, ainda elevada nas demais regiões.

Vento: nordeste a sudeste com intensidade fraca a moderada e rajadas.

 

Domingo (28/02) – AVISO

Tempo: Muitas nuvens e chuva em todas as regiões devido à frente fria. Risco de alto volume de chuva para as regiões com divisa com o Paraná. No sul, a chuva tem menor volume.

Temperatura: Sem grande elevação devido à nebulosidade.

Vento: sudeste, moderado com rajadas.

Segunda-feira (29/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: A nebulosidade começa a diminuir devido ao afastamento da frente fria. No Oeste ainda ocorrem pancadas isoladas à tarde. No Litoral Norte o tempo permanece encoberto e com chuva.

Temperatura: diminui em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste com intensidade fraca a moderada.

TENDÊNCIA de 01 de março a 10 de março de 2016

Este período inicia com tempo mais seco e temperatura mais amena devido a uma massa de ar mais frio. O Litoral deve ter mais nebulosidade devido aos ventos úmidos do mar. A chuva retorna às demais regiões no dia 05 na forma de pancadas. Nos dias 07 e 08 uma nova frente fria causa chuva em todas as regiões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 25/02/2016 – 16h05m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isoladas e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 25/02/2016 – 15h10m: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 25/02/2016 – 13h05m: Nas próximas 2 horas, pancadas de Chuva isoladas e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Alto Vale, Grande Florianópolis e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)