OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 24.06.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com nevoeiro, sol e temperatura em gradativa elevação em SC

Sexta-feira-feira (24/06)

Tempo: nevoeiros dissipam no decorrer da manhã e o sol predomina no Estado.

Temperatura: em elevação durante o dia, baixa à noite.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Alta pressão (ar seco) sobre o Sul do Brasil.

Sábado (25/06) – OBSERVAÇÃO PARA NEVOEIRO

Tempo: nevoeiros ao amanhecer e presença de sol com poucas nuvens em SC, no decorrer do dia.

Temperatura: segue mais baixa no período noturno e em elevação durante o dia.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Alta pressão (ar seco) sobre o Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Nevoeiro: ao dirigir diminua a velocidade e redobre a atenção. Você deve imediatamente acender a luz baixa dos faróis (e os faróis de milha se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, em nevoeiro, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta. Atenção a navegação na costa devido a restrição de visibilidade associada a formação de nevoeiros.

Domingo (26/06) – OBSERVAÇÃO PARA NEVOEIRO

Tempo: nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em SC. No Oeste e Sul do Estado as nuvens devem aparecer mais no decorrer do dia.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda e terça-feira (27 e 28/06) – OBSERVAÇÃO PARA NEVOEIRO

Tempo: nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em todas as regiões.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: noroeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 29 de junho a 09 de julho de 2016

Boa parte deste período será marcado por tempo estável e temperatura mais elevada durante as tardes em SC, por influência de uma massa de ar seco. Entre os dias 05 e 06/07, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva no Estado. Na sequencia, a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta