OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 25.07.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

TARDES COM BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – RISCO DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS !

Terça-feira (25/07) – OBSERVAÇÃO PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – QUEIMADAS E INCÊNCIOS FLORESTAIS

Tempo: firme com sol em SC. Mais nuvens no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: elevada na maior parte do dia.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Umidade relativa do ar: baixa principalmente no período da tarde, em torno de 30 a 40% no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndios em áreas propícias.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar seco e quente) no Sul e Sudeste do Brasil, com centro sobre o oceano.

Quarta-feira (26/07) – OBSERVAÇÃO PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – QUEIMADAS E INCÊNCIOS FLORESTAIS

Tempo: firme com formação de nevoeiros na madrugada e amanhecer, e mais nuvens no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Na maior parte de SC predomínio céu claro, com sol e poucas nuvens.

Temperatura: agradável à noite e alta para a época do ano.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Quinta e sexta-feira (27 e 28/07) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: firme com nevoeiros e  mais nuvens pela manhã no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Predomínio de sol na maior parte de SC.

Temperatura: elevada para a época do ano.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral na sexta-feira.

Sábado (29/07)

Tempo: sem mudança, com predomínio de sol em SC, com mais nuvens no Litoral Norte. Nevoeiros na madrugada e amanhece no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: alta para a época do ano.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 30 de julho a 08 de agosto de 2017

Durante o período o tempo não muda, permanece firme, com o predomínio de ar seco e quente. A temperatura segue amena nos horários da madrugada e manhã e, com sol e calor na maior parte do dia.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Baixa Umidade Relativa do Ar: Em Estado de Atenção (entre 21 e 30%), evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; Consumir água à vontade. Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde).

Queimadas – Incêndios Florestais: Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndio em áreas propícias. Não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. Agricultor não coloque fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o corpo de bombeiros pelo 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta