OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.11.2015

 

OBSERVAÇÃO 25/11/2015 – 18h45m: Nas próximas 2 horas,  pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 25/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Nos próximos dias a partir da quinta-feira (26/11) até o próximo sábado (28/11), as condições atmosféricas ficam instáveis em Santa Catarina, especialmente nas regiões Oeste e Meio Oeste, onde há risco de chuva forte, granizo e rajadas intensas de vento. Estas condições devem ocorrer nos períodos da tarde e noite e com maior intensidade no sábado (28/11), quando uma frente fria deve avançar pelo Estado catarinense.

Enquanto na quinta e sexta-feira (26 e 27/11) a chuva deve se concentrar mais na parte Oeste do Estado, no sábado (28/11) é mais abrangente, podendo ser forte também nas demais regiões. Neste dia, há também maior risco de tempo severo no Estado, com possibilidade de granizo e rajadas de vento forte à medida que a frente fria avançar por Santa Catarina. No Oeste, o volume de chuva pode exceder 100 mm.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

 

Quarta-feira (25/11) – OBSERVAÇÃO

Tempo: As nuvens seguem predominando em SC, com aberturas de sol no Oeste. No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte há condições de chuva fraca e passageira durante todo o dia. No Oeste, Meio Oeste e Planalto, pancadas de chuva com raios no período da tarde.

Temperatura: alta no Oeste e Meio Oeste, amena no Litoral.

Vento: sudeste a leste. Rajadas de vento associadas às pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto.

Sistema: Sistema de baixa pressão influenciando o Oeste e Planalto. Ventos úmidos do mar influenciando o Litoral e Vale do Itajaí.

25.11.2015 Realçada

 

Imagem Satélite GOES-13 Realçada 25.11.2015 – 09hs

 

Quinta-feira (26/11) – ATENÇÃO

Tempo: Persiste a condição de pancadas de chuva à tarde e à noite no Oeste, Meio Oeste e Planalto. A chuva fraca devido aos ventos marítimos ainda persiste na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: Alta no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul. Mais amena nas demais regiões.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Intensificação de um sistema de baixa pressão que influencia o Oeste. Alta instabilidade atmosférica à tarde.

 

Sexta-feira (27/11) – ATENÇÃO

Tempo: À tarde, chove nas regiões de divisa com o RS. Risco de temporal com raios, rajadas de vento forte e granizo. No Vale do Itajaí e Planalto Norte, pancadas isoladas. Nas demais regiões o sol aparece.  

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (28/11) – ATENÇÃO

Tempo: Tempo instável com chuva em todo o Estado. A chuva deve ser moderada a forte e com volume elevado no Oeste e Meio Oeste. Alto risco de temporais com granizo e ventania. No fim do dia, a chuva diminui e o tempo melhora.

Temperatura: mais amena devido à nebulosidade.

Vento: noroeste a sul, moderado a forte com rajadas.

 

Domingo (29/11)

Tempo: Afastamento da frente fria e entrada de uma massa de ar mais frio e seco deixando o tempo estável em todas as regiões.

Temperatura: Baixa no início do dia, amena à tarde.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 30 a 09 de dezembro de 2015

O mês de novembro termina e dezembro começa com um período mais prolongado de tempo firme com sol e temperatura em elevação em Santa Catarina. A chuva neste período é pouco significativa e deve ocorrer em forma de pancadas isoladas e passageiras, voltando ao Estado no dia 05 e nos dias seguintes.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil