Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 30.07.2017

nowcasting

SEM AVISOS
 _________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
 _________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Domingo (30/07) – OBSERVAÇÃO PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS

Tempo: sol em SC. Pela manhã algumas nuvens na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Umidade relativa do ar baixa à tarde, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Temperatura: elevada à tarda para a época do ano, máxima acima de 26°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado, com rajadas à tarde no Litoral.

Sistema: massa de ar seco em SC.

Segunda-feira (31/07) – OBSERVAÇÃO PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS

Tempo: nevoeiros e mais nuvens pela manhã na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Sol na maior parte do dia em todas as regiões de SC. Umidade relativa do ar baixa à tarde, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Temperatura: agradável na madrugada e manhã e elevada à tarda para a época do ano, máxima acima de 26°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral entre a tarde e noite.

Sistema: massa de ar seco em SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Baixa Umidade Relativa do Ar: Em Estado de Atenção (entre 21 e 30%), evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; Consumir água à vontade. Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde).

Queimadas – Incêndios Florestais: Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndio em áreas propícias. Não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. Agricultor não coloque fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o corpo de bombeiros pelo 193.

—————————————————————————

Terça-feira (01/07 e 01/08):

Tempo: firme com sol e calor em SC. Nevoeiro isolado e mais nuvens no início da manhã na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Umidade relativa do ar baixa à tarde, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Temperatura: elevada para a época do ano, máxima acima de 26°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta-feira (02/08):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, em SC. Encoberto com chuva e trovoadas à noite, devido ao avanço de uma frente fria.

Temperatura: elevada à tarda para a época do ano, diminuindo a partir da noite.

Vento: noroeste, passando a sul no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (03/08):

Tempo: encoberto com chuva pouco significativa, em boa parte do Estado. O tempo melhorando com aberturas no final da tarde, especialmente no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: temperatura baixa, devido ao avanço de uma massa de ar frio.

Vento: de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada e manhã.

TENDÊNCIA de 04 a 14 de agosto de 2017

Entre os dias 04 e 06, tempo firme com sol em SC. Nos dias 07 e 08, uma nova frente fria causa chuva pouco significativa na maior parte do Estado. Temperatura diminui, baixa na madrugada, manhã e noite, e em elevação à tarde.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta