Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 31.08.2015

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (31/08): Manhã com nevoeiro marítimo no Litoral de SC. No decorrer do dia, tempo estável com sol e algumas nuvens em todas as regiões. Temperatura elevada para época do ano à tarde, acima de 30ºC no Litoral.

OBSERVAÇÃO: baixa umidade relativa do ar no período da tarde, em torno de 30 a 40% no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

Sistema Meteorológico: Massa de seco influenciando SC.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Baixa Umidade Relativa do Ar: Em Estado de Atenção (entre 21 e 30%), evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; Consumir água à vontade. Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde).

carta 20150831Carta sinótica – 31/08/2015. Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC. 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (01/09): Manhã com aberturas de sol e aumento de nuvens em todas as regiões de SC. No Planalto Sul e Litoral Sul condições de chuva fraca a partir da manhã. No Meio Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte ocorrem pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. A temperatura diminui na faixa leste do estado.

OBSERVAÇÃO: rajadas de vento sul de 50 a 70 km/h no Planalto Sul e Litoral de SC.

Sistema Meteorológico: deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral Catarinense e avanço de um sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quarta-feira (02/09), sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, no período da tarde e noite, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Nas demais regiões, dia mais nublado com chuva em alguns momentos e temperatura mais baixa, por influência da circulação marítima. OBSERVAÇÃO: para tarde e noite, risco de descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

Quinta-feira (03/09), tempo instável com chuva em SC, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura amena. OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios).

Sexta-feira (04/09), madrugada e amanhecer com mais nuvens e chuva isolada em SC. No decorrer do dia, o sol aparece em todo o estado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil