OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA SC – 17.08.2017

nowcasting

SEM AVISO

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

SÁBADO E DOMINGO (19 e 20/08) COM PREVISÃO DE TEMPORAIS –  GRANIZO – VENTOS FORTES – MAR AGITADO EM SC!

Acompanhar atualizações de boletins!

Início: 19/08/2017 às 06:00h

Fim: 20/08/2017 às 12:00h

Regiões: TODAS DE SC.

Previsão: Chuva com intensidade moderada e descargas elétricas (raios). Condição de fortes rajadas de vento (60 a 80 km/h).

Condição de temporais entre a tarde e noite do dia 19/08 (sábado), especialmente no Oeste e Meio-Oeste, onde há possibilidade de granizo.

Acumulado médio de chuva no período: 100 mm no Oeste e Meio-Oeste; 60 a 70 mm no Planalto Norte e Litoral Sul; 30 a 40 mm nas demais regiões. Podem ocorrer pontuais mais elevados nas respectivas regiões.

Sistema: Passagem de uma frente fria.

Laura Rodrigues e Erikson Oliveira-  Meteorologistas Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

FINAL DE SEMANA COM TEMPORAIS, VENTOS FORTES E MAR AGITADO EM SC !

Quinta-feira (17/08)

Tempo: predomínio de sol em SC. Nas áreas do Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, próximas à divisa com o PR, maior presença de nuvens.

Temperatura: em elevação à tarde.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão com centro no Atlântico Sul predomina no sul do Brasil.

Sexta-feira (18/08)

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sábado (19/08) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES) – GRANIZO – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: aumento da nebulosidade e chuva com trovoada no decorrer do dia, começando pelo Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, estendendo-se para as demais regiões entre a tarde e noite, devido à aproximação de uma frente fria no RS. Condição de temporais localizados, especialmente no Oeste. (Ver Observação Meteorológica)

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com fortes rajadas.

Domingo (20/08) – OBSERVAÇÃO PARA VENTOS FORTES – MAR AGITADO – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, melhorando entre a manhã e tarde, a partir do oeste, devido à passagem rápida da frente fria.

Temperatura: em declínio acentuado a partir da tarde, devido ao avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sul, moderado com fortes rajadas, principalmente no Litoral.

Mar: muito agitado, com ondas de 2 a 3 metros na costa, mais elevadas em mar aberto, ondulação de Sudoeste/Sul. Risco a navegação e atividades de pesca.

Segunda-feira (21/08)

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada com geada no Planalto Sul e Meio-Oeste, e de forma mais isolada no Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.

Vento: sul virando para leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de agosto de 2017

A temperatura permanece baixa na madrugada do dia 22/08, favorecendo a condição de geada na serra catarinense. Entre 24 e 25/08, nova frente fria chega ao Sul do Brasil provocando chuva em SC, especialmente nas áreas de divisa com o RS. No restante do período, dias de sol e temperatura em elevação.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil