Precipitação invernal é registrada na Serra Catarinense na noite desta quarta-feira (19)

Elaborado em: 19/04/2023 – N° 041/2023

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

Assim como indicavam as previsões, a combinação de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Santa Catarina, com a atuação de um ciclone em alto mar, que traz umidade do oceano para o continente, provocou a ocorrência de chuva congelada e de chuva congelante na Serra de Santa Catarina no início da noite desta quarta-feira (19).

A principal diferença entre neve, chuva congelada e chuva congelante, é de que a neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor d ́água suspenso na atmosfera, com a presença de umidade e em temperaturas próximas ou abaixo de zero. A chuva congelada,  em muitos casos antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma pequena pedrinha de gelo, similar a um granizo, podendo lembrar neve, já a chuva congelante descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo, deixando uma superfície translúcida onde precipita. 

Com a aproximação do inverno, eventos desta natureza tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.