PREVISÃO DO TEMPO (16/12/2019) – 05:00h

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16/12)

Atuação da Frente Fria ocasionará pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados em todo estado ao longo do dia. Há chance de acumulados significativos de chuva na porção oeste e Litoral Norte. Temperaturas em elevação na porção leste (máximas de 26°C a 35°C) e permanecerão amenas no restante do estado (de 17°C a 25°C). Ventos de norte/noroeste passando a sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente durante os temporais.

mapa 20191216 logos

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/12)

Deslocamento da Frente Fria em direção ao PR favorecerá a previsão de pancadas de chuvas em todo estado, com chance de temporais isolados na porção leste. A partir do final da noite às condições do tempo deverão melhorar da porção oeste até o Litoral Sul. Temperaturas amenas no início da manhã (mínimas de 16°C a 22°C) no estado e com elevação ao longo do dia na porção oeste (máximas de 25°C a 31°C). No restante do estado às temperaturas permanecerão ao longo do dia (18°C a 24°C). Ventos com direção sudeste no sul e centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, com destaque para a faixa litorânea do Litoral Norte (até 55 km/h).

 mapa 20191217 logos

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/12)

Alta pressão favorecerá céu aberto a poucas nuvens em grande parte do estado. Em áreas do Extremo Oeste e Oeste a atuação de áreas de instabilidade favorecerão aumento de nuvens e chuva isolada. Circulação marítima favorecerá aumento de nuvens e chuvisco no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Temperaturas baixas no início da manhã do Oeste aos Planaltos (mínimas de 10°C a 14°C, com menores valores nos topos de serras do Planalto Sul – em torno de 6°C) e amenas nas demais áreas (16°C a 21°C). Ao longo do dia as temperaturas irão subir na porção oeste (máximas de 26°C a 31°C) e permanecerão amenas nas demais áreas (em torno de 25°C). Ventos de leste na porção centro-leste e de nordeste/norte na porção oeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 mapa 20191218 logos

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Atuação de áreas de instabilidade formadas pelo calor favorecerão pancadas de chuva isoladas na porção oeste (na quinta-feira, 19) e em todo estado (na sexta-feira, 20). Ainda, a circulação marítima favorecerá chuvisco no Litoral Norte na quinta. Temperaturas baixas no início da manhã, principalmente nos topos de serras do Planalto Sul (de 4°C a 7°C), com elevação ao longo dos dois dias na parte da tarde (acima dos 25°C).

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/12)

Segunda-feira (16) com ventos de norte/noroeste passando a sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente durante os temporais.

Ondas com direção nordeste passando a sudeste com altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. No restante do litoral, ondas de nordeste/leste com altura de 1,0 m a 1,5 m.

 

Legenda Boletim 05h