Previsão do tempo para 15 dias em SC

PREVISÃO DE TEMPO PARA SANTA CATARINA: Terça-feira com tempo estável

Terça-feira (04): Tempo estável com sol entre nuvens em SC, devido a um sistema de alta pressão (massa de ar seco) em deslocamento para o oceano. Temperatura em elevação no decorrer do dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Quarta-feira (05): Sol com aumento de nuvens em todas as regiões e condições de chuva à noite nas regiões do Litoral Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) associado a uma frente fria se aproximando do Sul do Brasil. Temperatura baixa na madrugada com formação de geada fraca nas áreas mais altas do Planalto Sul e em elevação no decorrer do dia. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (06): Sol com aumento de nuvens em todas as regiões, com pancadas de chuva entre tarde e noite nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura elevada. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (07): Presença de Sol com mais nuvens e pancadas de chuva entre tarde e noite nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste e chuva à noite nas demais regiões. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (08): Tempo instável com predomínio de nebulosidade em SC, com chuva no decorrer do dia nas regiões do Oeste ao Sul e pancadas de chuva entre tarde e noite nas demais regiões. Risco de temporal isolado. Temperatura um pouco mais elevada na faixa leste do estado. Vento de nordeste a noroeste com variação para sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA  09 a 19/10

Nesse período, a chuva deve continuar ocorrendo no Estado de forma mal distribuída e com volumes poucos significativos, entre os dias 09 e 10 e entre os dias 15 e 18, devido a um sistema de baixa pressão e a uma frente fria. Alternando com períodos de melhoria. A temperatura permanece mais baixa no período noturno e mais elevada durante o dia, amplitude térmica típica da Primavera.

Características da estação: a primavera marca a transição do inverno (mais seco e frio) para o verão (mais quente e úmido). Com mais umidade e calor, ingredientes indispensáveis para instabilidade, muitas vezes se forma com tanta rapidez, que é incapaz de ser percebida e incorporada nas análises dos modelos rodados nos super computadores, resultando em simulações falsas da atmosfera real. Por isso, nesta época do ano, a previsão apresenta uma maior variabilidade. Neste sentido, ressalta-se a importância de acompanhar diariamente a previsão do tempo.

Noele Brito – Meteorologista