Previsão do tempo para 15 dias em SC

Segunda-feira (04): Céu encoberto com chuva em boa parte do Estado devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o PR e SC. A chuva mais intensa está prevista para o leste do Planalto Norte e no Litoral Norte, onde os acumulados podem chegar a 100mm, com risco de alagamentos. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a chuva será moderada em alguns momentos, com acumulados de 40 a 50mm em média. Temperatura baixa durante o dia (máxima) devido a cobertura de nuvens e chuva. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Terça-feira (05): A instabilidade diminui ao longo dia do Oeste ao Litoral Sul, permanecendo a nebulosidade e a condição de chuva nas demais regiões e chance de chuva mais intensa no Litoral Norte (50mm), com risco de alagamentos e deslizamentos. Temperatura mais baixa durante o dia (máxima) da Grande Florianópolis ao norte, e em elevação nas demais regiões. Vento de sul a sudeste/leste, fraco a moderado.

Quarta-feira(06): Ainda chance de chuva na madrugada e início da manhã nas regiões mais próximas ao Paraná, melhorando o tempo no decorrer do dia devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar, que também vai derrubar as temperaturas e provocar rajadas fortes de vento sudoeste/sul de 50 a80km/h.

Quinta-feira(07): O ar frio e seco polar deixa o tempo estável com céu claro e predomínio de sol em SC. Temperatura baixa, negativa nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com chance de geada nas áreas altas do Estado, inclusive no Litoral. Vento de sul a sudeste, fraco.

TENDÊNCIA 07 a 17/06/2012

O período inicia com tempo seco e frio em SC, com condições para formar geada nas áreas altas do Estado. Até o dia 11 persiste o indicativo de pouca chuva para SC, agravando a situação de estiagem em algumas regiões. Entre os dias 12 e 17 a condição atmosférica fica mais favorável a chuva no Estado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul de SC, devido a presença frequente de instabilidades no RS. Com relação às temperaturas, depois dessa onda de frio da primeira semana, elas tendem a se elevar um pouco.