Previsão do tempo para 15 dias em SC

PREVISÃO DE TEMPO PARA SANTA CATARINA: Tempo firme e calor em SC

Quinta-feira (28/09): Tempo firme com sol em todas as regiões catarinenses, devido a uma massa de ar seco. Temperatura em elevação, calor à tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (30/09): A massa de ar seco ainda influencia o Estado, deixando o tempo estável com sol em todas as regiões. No decorrer da tarde, aumento de nuvens do Oeste ao Sul, devido a aproximação de uma frente fria. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Sábado (01/10): A frente fria chega ao Estado e muda as condições do tempo, provocando chuva com trovoadas no decorrer do dia. Risco de temporal, ventania e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Planalto Sul. Temperatura mais elevada pela manhã, diminuindo no decorrer do dia. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (02/10): Chuva na madrugada e início da manhã no Litoral e Vale do Itajaí, com sol no decorrer do dia em todas as regiões. Temperatura mais amena. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (03/10): Tempo estável com sol em SC, devido a uma nova massa de ar seco. Temperatura baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA 04/10 a 14/10

O período inicia com tempo estável, devido a um sistema de alta pressão (massa de ar seco), mas com mudança entre os dias 09 e 10, por influência de uma frente fria. Em seguida, o indicativo é de tempo mais seco, devido a um sistema de alta pressão. A temperatura deve continuar mais baixa no período noturno e mais elevada durante o dia, amplitude térmica típica da Primavera.

Características da estação: A Primavera marca a transição do inverno (mais seco e frio) para o verão (mais quente e úmido). Com mais umidade e calor, ingredientes indispensáveis para a instabilidade, que muitas vezes se forma com tanta rapidez, incapaz de ser percebida e incorporada nas análises dos modelos rodados nos  computadores, resultando em simulações falsas da atmosfera real. Por isso, nesta época do ano, a previsão apresenta uma maior variabilidade. Neste sentido, ressalta-se a importância de acompanhar diariamente a previsão do tempo.

Noele Brito – Meteorologista