Previsão do tempo para os próximos 5 dias (07/06)

Elaborado em: 07/06/2023 às 05:00 – N° 158/2023

Meteorologista: Victor Meireles

QUARTA-FEIRA (07)

A quarta-feira (07) inicia com chance de geada em pontos da Serra e nevoeiros pelo estado. No decorrer do dia com predomínio de sol com poucas nuvens em SC devido atuação de uma área de alta pressão. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 22°C no Planalto Sul, variam de 24 a 29°C no litoral, Baixo/Médio Vale e entre 22 a 25°C nas demais áreas. Ainda, no período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 40% em áreas do Grande Oeste, Litoral Sul e localidades da Serra. Ventos com fraca a moderada intensidade, direção de quadrante norte em SC. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, na faixa litorânea. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Mar calmo a pouco agitado, com ondas de direção sul no litoral de SC. Altura de 1,0 m (com picos de até 1,5 m) no Litoral Sul, Grd. Fpolis. Litorânea e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

QUINTA-FEIRA (08)

Quinta-feira (08) com manutenção da atuação de uma área de alta pressão, o que favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com temperaturas de 6 a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, em torno de 12°C no Oeste e de 12 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 21 a 24°C nos Planaltos, 23 a 26°C no Grande Oeste e de 25 a 28°C nas demais áreas. No turno da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% em cidades do Grande Oeste e parte dos Planaltos, o que pode ocasionar desidratação, dores de cabeça. Ventos com direção de quadrante norte, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, na faixa litorânea. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

SEXTA-FEIRA (09)

A sexta-feira (09) começa com chance de nevoeiros pelo estado. Ao longo do dia, com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas de 6 a 11°C na porção central do estado, perto de 12°C no Oeste e de 13 a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26 a 30°C no litoral, Baixo/Médio Vale, podendo chegar aos 32°C em cidades do Litoral Sul. Variam de 23 a 27°C no Grande Oeste e de 21 a 24°C nas demais regiões. Ventos com direção de quadrante norte, de fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 40 km/h) pelo estado. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sábado (10) segue com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. À tarde, as temperaturas máximas devem variar de 26 a 30°C no litoral, Vale do Itajaí, Grande Oeste e de 21 a 26°C nas demais áreas. Em cidades do litoral ainda podem chegar perto dos 32°C. Entre a madrugada e manhã de domingo (11) a aproximação de uma frente fria favorece o aumento das nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, nas áreas mais próximas à divisa com o RS. No decorrer do dia, a chuva se espalha para todas as regiões de SC.