Previsão do tempo para os próximos 5 dias (08/07)

Elaborado em: 08/07/2023 às 05:00 – N° 189/2023

Meteorologista: Victor Meireles

SÁBADO (08)

No sábado (08) a atuação de uma frente fria em SC associada a um ciclone extratropical em alto mar (na altura do litoral catarinense) deixa o tempo instável no estado. Com isso, há previsão de chuva volumosa, que pode vir acompanhada de trovoadas e rajadas de ventos durante a madrugada e manhã do Extremo Oeste ao Litoral Sul e Grd. Florianópolis. No decorrer da manhã a chuva se desloca em direção as demais áreas. Entre a tarde e noite, a chuva tende a cessar nas áreas mais próximas à divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuva volumosa (como alagamentos e deslizamentos pontuais). À tarde, as temperaturas máximas não passam dos 22°C no Extremo Oeste, na divisa do Planalto Norte e Litoral Norte com o PR, chegam aos 15°C no Planalto Sul e variam de 16 a 19°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada intensidade (30 a 60 km/h, pontualmente podendo ser mais fortes) em áreas do Grande Oeste, Planaltos e no litoral. Com isso, o mar fica agitado no Litoral Sul e Grd. Fpolis. Litorânea, com ondas de sudeste, altura de 1,5 a 2,5 m (picos de até 3,0 m) e chance de ressaca. Nas demais áreas litorâneas, altura de ondas de até 1,5 m. Assim, há um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e a agitação marítima.

 

DOMINGO (09)

No domingo (09) a umidade vinda do mar em direção ao leste de SC combinada com a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) e ao fluxo de umidade vindo da região Amazônica favorecem a variação de nuvens, intercalando com períodos em que o sol aparece, e chance de chuva isolada, de fraca intensidade. No litoral, a chuva pode ocorrer a qualquer momento, enquanto que nas demais regiões entre a tarde e noite. Amanhecer com temperaturas perto dos 6°C na Serra, de 14 a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 10 a 15°C em boa parte de SC. À tarde, as máximas variam de 13 a 17°C nos Planaltos, de 20 a 24°C no Grande Oeste e de 17 a 21°C nas demais áreas. Ventos de sudeste passando para nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (de 30 a 50 km/h) nas áreas altas e na faixa litorânea do sul de SC. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

SEGUNDA-FEIRA (10)

Na segunda-feira (10) uma frente fria oceânica e afastada de SC combinada a cavados (áreas alongadas de baixa pressão) com o fluxo de ar úmido vindo da região Amazônica mantém a presença das nuvens em SC e a ocorrência de chuva isolada em grande parte do estado. A partir da tarde, a chuva deve ganhar força nas áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Grd. Florianópolis e pode vir acompanhada de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C na Serra, de 11 a 15°C na porção central, de 15 a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 20 a 25°C em boa parte de SC. Ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 45 km/h) na faixa litorânea.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (11)  com sol a algumas nuvens em boa parte do estado. Já entre o Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis a tendência é de maior presença das nuvens com chuva isolada a qualquer momento do dia. Ao sul do Litoral Sul a chuva pode ser mais persistente. Na quarta-feira (12) a formação de um novo ciclone próximo ao RS e de uma nova frente fria a ele associado deixam o dia com variação a aumento de nuvens em SC, chuva nas áreas próximas à divisa dos dois estados, principalmente no Litoral Sul. Entre a noite da quarta (12) e a madrugada de quinta-feira (13) a frente fria avança sobre todo o estado e leva a chuva para todas as regiões catarinenses.