Previsão do tempo para os próximos 5 dias (09/07)

DOMINGO (09)

No domingo (09), tempo instável em toda SC, com presença de muitas nuvens e condições para chuva a qualquer momento do dia, devido a circulação marítima combinada a um cavado (área alongada de baixa pressão) e ao fluxo de umidade vindo da região Amazônica.  De uma forma geral a chuva ocorre com fraca intensidade, mas a partir da tarde ocorre acompanhada por algumas trovoadas, em especial do Extremo Oeste ao centro do estado. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva.  À tarde, as máximas variam de 13 a 17°C nos Planaltos, de 20 a 23°C no Grande Oeste e de 17 a 20°C nas demais áreas. Vento de sudeste passando para nordeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada e com rajadas (entre 30 e 45km/h) no final do dia no Litoral sul. O dia começa com mar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ondas de sudeste, altura de 1,5 a 2,5m virando para leste entre 1,0 e 1,5m no decorrer do período. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e a agitação marítima.

 

 

 

SEGUNDA-FEIRA (10)

Na segunda-feira (10) a instabilidade persiste em SC, mantendo a presença de muitas nuvens em todas as regiões, bem como a condição para chuva ocasional, ainda por influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera e do fluxo de ar úmido vindo da região Amazônica.  A partir da tarde, a chuva ganha força do centro ao sul do estado, sobretudo no  Planalto Sul e Litoral Sul, onde há também chance de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C na Serra e de 13 a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 18°C no Planalto Sul e variam de 20 a 24°C no restante do estado. Vento de nordeste/norte, com intensidade fraca a moderada e com rajadas (entre 30 e 45km/h) no Litoral sul.

 

TERÇA-FEIRA (11)

Na terça-feira (11) a instabilidade mais intensa se concentra nas áreas de divisa com o RS, principalmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, onde  a chuva ocorre de forma persistente e com intensidade moderada a forte por alguns momentos, ainda devido a cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera e do fluxo de ar úmido vindo da região Amazônica. Nas demais regiões do estado, a chuva ocorre de forma mais fraca e é intercalada por aberturas de sol. O risco é  moderado a alto para ocorrências associadas a chuva persistente, intensa e volumosa no Planalto Sul e Litoral Sul. No restante do estado o risco é baixo para ocorrências associadas à chuva.  Amanhecer com temperaturas entre 13 e 17°C em toda SC. À tarde, as temperaturas máximas não passam dos 17°C no sul e variam de 20 a 25°C do centro ao norte do estado. Vento de quadrante norte com intensidade fraca a moderada e com rajadas (entre 35 e 50km/h) do Oeste ao Litoral Sul. 

 

 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No decorrer da quarta-feira (12) a formação de um novo ciclone extratropical no Sul do Brasil, mantém a condição para chuva nas áreas de divisa com o RS, que ganha força no final do dia, ocorrendo com intensidade moderada a forte e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Essa condição se estende para as demais regiões catarinenses na madrugada da quinta-feira (13). Ao longo da quinta-feira (13) o ciclone se afasta para o mar, mas ainda mantém a condição para chuva em todas as regiões, de forma persistente porém com menor intensidade.  O deslocamento desse sistema para o mar e o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) intensificam o vento de sudoeste/sul com rajadas superiores a 80km/h, principalmente no Litoral, deixando o mar muito agitado e com risco de ressaca.