Previsão do tempo para os próximos 5 dias (15/06)

Elaborado em: 15/06/2023 às 05:00 – N° 166/2023

Meteorologista: Victor Meireles

QUINTA-FEIRA (15)

Na quinta-feira (15) a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina ocasiona chuva em todo estado. No centro-leste de SC a chuva tende a ser persistente e volumosa, principalmente no litoral. O risco para ocorrências (como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas) é muito alto no Litoral Sul e moderado a alto nas demais regiões do centro-leste. As temperaturas máximas variam de 14 a 19°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí e de 11 a 15°C em boa parte do estado. Os ventos com direção leste a sudeste e intensidade fraca a moderada em SC. Rajadas de ventos de 45 a 65 km/h dos Planaltos ao litoral, com um risco baixo a moderado para ocorrências (como destelhamentos, queda de galhos, árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica) e abaixo dos 40 km/h nas demais áreas.

O mar fica agitado, com ondas com direção sudeste e altura de 2,0 a 2,5 m. Entre o Litoral Sul e Grd. Fpolis. os picos de onda podem chegar a 3,0 m. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. Ainda, por conta do vento de sul, mar agitado e a lua nova (marés de sizígia) há chance de alagamentos costeiros.

SEXTA-FEIRA (16)

A sexta-feira (16) inicia com chuva na faixa leste, que tende a ser persistente e volumosa no litoral e áreas próximas, principalmente no Litoral Sul, por conta da atuação do ciclone extratropical. O risco para ocorrências (como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas) é muito alto no Litoral Sul e moderado a alto nas demais regiões do centro-leste. No decorrer do dia a chuva enfraquece e as condições de tempo melhoram gradualmente. O ciclone também deixa os ventos com direção oeste a sudoeste, intensidade moderada. Rajadas de ventos com intensidade de 50 a 75 km/h e, pontualmente, podendo ser mais intenso dos Planaltos ao litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos. Ainda, o ciclone deixa o mar agitado a muito agitado, com ondas de quadrante sul. Altura de ondas até 2,0 m no Litoral Norte, de 2,5 m (com picos de 3,0 a 3,5 m) nas demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo dos 20°C.

SÁBADO (17)

No sábado (17) o ciclone estará em alto mar e uma área de alta pressão atua em SC, o que favorece um dia com sol a algumas nuvens. Por conta do volume de chuvas dos dias anteriores, ainda há chance de deslizamentos. A nebulosidade pode ser mais presente no litoral. No Litoral Norte, à noite, há chance de chuvisco. Amanhecer com temperaturas de 12 a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 12°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Norte, 12°C no Planalto Sul, 12 a 16°C no Grande Oeste e de 16 a 19°C nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste/sul, fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 45 km/h) na área costeira do Litoral Sul, Grd. Fpolis.

Mar muito agitado no Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com ondas de direção sul e altura e picos de 3,0 a 3,5 m. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sul e altura de até 2,0 m.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (18) e segunda-feira (19) com atuação de uma área de alta pressão, o que deixa os dias com sol a poucas nuvens em boa parte de Santa Catarina. Os amanheceres devem ser com sensação de frio, com temperaturas de 10 a 16°C no litoral, Baixo/Médio Vale, de 3 a 10°C nas demais áreas de SC. Na Serra podem ser mais baixas, até negativas, e com formação de geada. As tardes são com temperaturas amenas, chegando aos 15°C na Serra e variando de 16 a 21°C nas demais regiões.