PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO  (01/01)

O primeiro dia de 2022 será marcado pelo tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens, e calor devido a atuação de uma massa de ar quente e seca sobre SC. No período da tarde, as temperaturas são altas, com máximas perto dos 40°C no Oeste, variando de 31°C a 35°C no Meio Oeste, norte do estado, Vale do Itajaí e de 28°C a 32°C nas demais regiões. Ainda, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos oscilando entre sudeste e nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO  (02/01)

O domingo (02) começa com predomínio de sol e poucas nuvens em todo estado. Mas, a combinação do calor e a umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, que devem vir acompanhadas de temporais bem isolados. A chuva deve ser bem irregular e mal distribuída, ou seja, enquanto em uma cidade chove na vizinha não passa de um aumento de nuvens. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto de 12°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 35°C a 40°C na porção oeste, chega aos 32°C no Planalto Sul e entre 32°C a 38°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (03/01)

Na segunda-feira (03) a atuação de um cavado entre SC e RS, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e o calor favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados em SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas perto dos 14°C no Planalto Sul e variando de 16°C a 23°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 32°C a 38°C no Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte, entre 30°C a 34°C na porção oeste e até 32°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (04) e quarta-feira (05) a atuação de áreas de instabilidade favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados, principalmente, a partir da tarde em toda SC. O calor permanece no estado, com máximas perto dos 34°C em cidades do centro-leste do estado e de 32°C na porção oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/01)

Sábado (01) com ventos oscilando entre sudeste e nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.