PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/02) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01/02)

Terça-feira (01) com presença de sol entre algumas nuvens em todas as regiões de SC, favorecendo a rápida elevação da temperatura.  Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e umidade com um cavado (área alongada de baixa pressão) favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados, principalmente entre os Planaltos e o Litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas máximas superam os 30°C na maior parte do estado  e se aproximam dos 38°C no Extremo Oeste. O vento vira para sul/sudeste no decorrer do dia, com rajadas mais intensas no Litoral no momento da virada. 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/02)

Na quarta-feira (02), o sol predomina na maior parte de SC, permanecendo o Litoral e áreas próximas com maior presença e variação de nuvens, devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente. Nestas áreas há também condições para chuva isolada, principalmente nos extremos do dia. No Meio-Oeste e Planaltos, a combinação de aquecimento com umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas. O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas. As temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, com máximas superando os 30°C em todas as regiões e se aproximando de 40°C no Extremo Oeste. O vento sopra de leste/nordeste no Litoral com rajadas moderadas a partir da tarde e varia de nordeste a noroeste nas demais regiões com fraca intensidade. 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/02)

Quinta-feira (03) com presença de sol e calor em SC. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados do Oeste ao Litoral Sul, devido a instabilidade associada à formação de um sistema de baixa pressão no RS, com risco baixo para ocorrências associadas. No amanhecer temperaturas mais elevadas e com sensação de ar abafado, com as mínimas variando entre 18 e 23°C na maioria das regiões e entre 14 e 16°C nos Planaltos. À tarde as temperaturas se elevam rapidamente, com máximas, mais uma vez, superando os 30°C em todas as regiões e chegando aos 38°C no Oeste. O vento predomina da direção nordeste com rajadas moderadas e persistentes no Litoral, gerando agitação local no mar.  

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (04) e o sábado (05), as temperaturas permanecem altas nas tardes, o que associado a umidade deslocada da região amazônica para o Sul Brasil, favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas entre as tardes e o início das noites. Nas tardes as temperaturas máximas variam entre 30 e 35°C na maior parte de SC, e se aproxima dos 40°C no Oeste. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/02)

O vento vira para sul/sudeste na manhã no Litoral Sul e a partir da tarde nas demais regiões, com rajadas mais intensas (entre 45 e 50km/h) no Litoral no momento da virada. 

 

 

A agitação marítima diminuiu, com ondas de sudeste a leste e altura entre 0,5 e 1,0m em todo o Litoral de SC.