PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (01/04)

A sexta-feira (01) tem tempo instável do centro ao norte de Santa Catarina devido a influência da circulação marítima no leste e de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) que atuam em vários níveis da atmosfera e provocam chuva nas áreas do norte do estado. Nas demais regiões o tempo fica encoberto com eventual ocorrência de chuva fraca e isolada ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam entre 11°C e 14°C no Litoral e no Baixo Vale do Itajaí, e entre 04°C e 11°C nas demais regiões, com possibilidade de formação de geada na Serra catarinense. As máximas oscilam entre 14°C e 18°C no Litoral, Extremo Oeste e Oeste e entre 09°C e 15°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SÁBADO (02/04)

Em função de um Sistema de Alta Pressão, o sábado (02) será de tempo estável e com variação da nebulosidade na maior parte do estado, com exceção do litoral e áreas próximas, onde há a possibilidade de chuva fraca e isolada devido ao aporte de umidade do mar para o continente provocado pelo giro da alta. Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo.  As temperaturas ficam entre 15°C e 18°C no Litoral e Baixo Vale do Itajaí e entre 09°C e 15°C nas demais regiões. As máximas ficam entre 18°C e 24°C no oeste e litoral  e entre 13°C e 16°C nos planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí.

PREVISÃO PARA DOMINGO (03/04)

O domingo (03) será instável em todas as áreas do estado devido a atuação de  sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera que provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir do meio da tarde e à noite,  principalmente nas áreas de divisa com o RS. Nas demais áreas ocorre chuva ocasional ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam entre 15°C a 17 °C no oeste e no litoral e entre 09°C e 15°C nas demais áreas do estado. As máximas oscilam entre 15°C e 21°C no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e no Planalto Sul e entre 21°C e 25°C nas demais áreas de Santa Catarina. 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (04), uma frente fria avança rapidamente pelo Sul do Brasil e, combinada a um sistema de baixa pressão, mantém a instabilidade no tempo, bem como a condição para chuva com trovoadas e risco de temporal, sobretudo no Oeste a partir da manhã. 

A terça-feira (05) tem tempo estável com variação da nebulosidade no estado na maior parte do dia em função de uma alta pressão que atua em Santa Catarina. A partir do período da tarde ocorrem chuvas isoladas em função da circulação marítima nas áreas litorâneas e em suas proximidades.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/04)

Vento de sul/sudeste na costa litorânea com rajadas fracas a moderadas de 40 km/h no Planalto Norte de manhã, na Grd. Florianópolis no início da tarde  na área oceânica ao longo do dia.

Mar muito agitado no Litoral Sul com ondas de até 2,0 m e de até 1,5m da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. Picos de até 2,5 m próximos à costa de Santa Catarina. Ondulação de sul.