PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (01/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (01/09)

Nesta quarta-feira (01) a circulação marítima perde força, mas ainda favorece um dia com variação de nuvens intercalando com momentos de sol no litoral e Vale do Itajaí, com chance de chuva fraca e isolada, principalmente no início e ao final do dia. Nas demais regiões, com a atuação de uma alta pressão, o dia será de sol com poucas nuvens. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 22°C no Planalto Sul, variam de 21°C a 25°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. No Planalto Norte ficam próximas aos 27°C, no Litoral Sul dos 29°C e na porção oeste variam de 27°C a 32°C. A umidade, no período da tarde, fica abaixo dos 30% na porção oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, na Grd. Florianópolis e Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/09)

Na quinta-feira (02), uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C no Planalto Sul, 9°C a 12°C no Planalto Norte, Meio Oeste, 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, variam de 23°C a 27°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, de 27°C a 30°C no Litoral Sul e de 27°C a 33°C na porção oeste. A umidade, no período da tarde, fica abaixo dos 30% na porção oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, da porção oeste ao Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (03/09)

Na sexta-feira (03), uma alta pressão favorece um dia de sol com poucas nuvens no estado. A partir do final da noite a atuação de áreas de instabilidade ocasiona pancadas de chuvas isoladas nas áreas de divisa com o RS. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas de 9°C a 13°C nos Planaltos, Meio Oeste, 14°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam altas e chegam aos 27°C no Planalto Sul, variam de 27°C a 32°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, 30°C a 36°C no Litoral Sul e porção oeste. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (04), áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas, principalmente a partir da tarde, no estado. No domingo (05) ainda há chance de chuva no leste do estado, mas que diminuem no decorrer do dia. Na porção oeste, sol com algumas nuvens. As temperaturas máximas seguem altas em grande parte do estado e variam de 26°C a 32°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (01/09)

Quarta-feira (01) com ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, na Grd. Florianópolis e Litoral Sul.

Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul e de 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas.