PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (02/05)

Na manhã de segunda-feira (02), as condições de tempo começam a mudar nas áreas de divisa com o RS, especialmente no Litoral Sul, com aumento de nebulosidade e chuva persistente. Esta condição se estende ao longo do dia e avança para as áreas do Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis entre a tarde e noite, com risco alto para ocorrências relacionadas à temporais e chuva volumosa, devido a sua persistência. Nas demais áreas do estado a chuva aparece na forma de temporais isolados. Com o tempo nublado, as máximas não sobem tanto, ficando abaixo de 25°C em todas as regiões. Estas condições de tempo são provocadas pelo início da formação de um ciclone extratropical.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (03/05)

Na terça-feira (03) o tempo chuvoso predomina em todo o estado de Santa Catarina. A chuva ocorre desde a madrugada, ganha força ao longo do dia e, devido a sua intensidade e persistência, provocam altos volumes de precipitação, especialmente no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Oeste Catarinense. risco muito alto para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Por conta da presença de nebulosidade as temperaturas não sobem tanto ao longo do dia, se mantendo abaixo de 20°C em quase todas as regiões. Os ventos sopram de leste a sudeste, com intensidade moderada a forte em todo o litoral. Estas condições de tempo são provocadas pela formação de um ciclone extratropical na costa do estado.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (04/05)

Na quarta-feira (04) o tempo permanece chuvoso, ainda sob influência da formação do ciclone extratropical. O sistema mantém o céu com bastante nebulosidade e ainda provoca volumes elevados de precipitação, especialmente no Oeste e também nas áreas litorâneas, onde se mantém risco muito alto para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Na madrugada de quinta, a chuva começa a enfraquecer em parte do estado, associada a entrada de uma massa de ar seco pelo oeste, que deve inibir a chuva nos dias que seguem. Devido a nebulosidade, as temperaturas não ultrapassam 20°C em grande parte das regiões, com exceção das áreas litorâneas. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta-feira (05) e sexta-feira (06) à medida que estes sistemas se afastam, a chuva e os ventos diminuem gradativamente no estado. Na retaguarda dos sistemas, o estabelecimento de uma massa de ar frio favorece a queda das temperaturas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/05)

Segunda-feira (02) com ventos de quadrante sul/sudeste no decorrer do dia em todo estado, com intensidade fraca a moderada. 

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e de 1,0 a 1,5 m no Litoral Norte.